Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Consumir pão de forma de algumas marcas populares pode levar a resultados positivos em testes de bafômetro, de acordo com análise da Proteste. A associação Brasileira de Defesa do Consumidor, avaliou diversas marcas, destacando que três delas, Visconti, Bauducco e Wickbold 5 zeros, apresentaram resultados que poderiam ser detectados em um teste de bafômetro.
A legislação brasileira estabelece um limite máximo de 0,5% de teor alcoólico para produtos alimentícios.
A marca Visconti, por exemplo, mostrou um resultado mais de seis vezes acima desse limite, com 3,37%. A Proteste argumenta que esses produtos deveriam conter um aviso indicando a presença de álcool, especialmente considerando que os níveis encontrados são superiores aos permitidos para crianças, caso fossem considerados medicamentos fitoterápicos.
A entidade enviou os resultados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), solicitando revisão das normas para garantir que o etanol residual não represente riscos aos consumidores. Henrique Lian, diretor executivo da Proteste, destaca a necessidade de atualização das normas regulatórias para proteger os consumidores.
As marcas mencionadas na análise ainda não se pronunciaram diretamente sobre o estudo da Proteste, mas garantem seguir rigorosos padrões de segurança alimentar e cumprir todas as regulamentações vigentes em seus processos produtivos. A informação foi dada pela CNN Brasil.