Explorando nichos rentáveis nos negócios gastronômicos: tendências e oportunidades

Opções sustentáveis, regionais e com experiências únicas são alguns dos nichos que prometem no mundo da gastronomia.

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    Tornar-se empreendedor no Brasil tem sido uma realidade de boa parte dos brasileiros, tanto pelo cenário econômico quanto pela possibilidade de se tornar o “próprio chefe”. E, dentro do universo da gastronomia, há um universo de possibilidades de nichos que podem ser rentáveis para explorar.

    Com os consumidores cada vez mais exigentes, conhecendo um pouco mais sobre a rotina de um restaurante e os papéis de um chef, é importante que quem deseja empreender no segmento identifique e explore essas tendências. Confira, a seguir, dicas de nichos rentáveis no ramo da gastronomia para empreender!

    Gastronomia étnica e regional com inovação

    A diversidade cultural é um dos marcos do Brasil; não à toa, existem diversos restaurantes considerados regionais ao longo de todo o país, e também há restaurantes típicos de um determinado estado brasileiro em outros países – existem cafés especializados em comida mineira, por exemplo, restaurantes baianos e até capixabas.

    Portanto, não se trata exatamente de uma novidade no mercado, mas sem dúvidas são nichos mais rentáveis – e aqui podemos incluir comidas de outros países também, como México, Japão, Itália e Coreia do Sul, e é nítido o quanto o brasileiro gosta de um restaurante regional.

    Vale a pena investir nesse nicho em específico e oferecer um plus aos consumidores que torne a experiência ainda mais marcante. Combinar gastronomia e uma galeria de arte, que lembre a região de onde a comida é feita tipicamente, pode ser uma boa ideia.

    Gastronomia personalizada

    Um nicho ainda em ascensão e que pode ser bastante rentável é o de personalização dos alimentos para atender a necessidade dos clientes que, por algum motivo, precisam que a comida seja específica para a dieta que seguem.

    Pessoas que precisam seguir dietas sem glúten, sem lactose, com baixas calorias ou que têm restrições alimentares, por exemplo, encontram dificuldades de ir em restaurantes desconhecidos. Por isso, é possível oferecer opções personalizadas e adaptadas para cada indivíduo para conquistar a lealdade dos clientes e oferecer bem-estar.

    Dentro desse nicho, também dá para fazer receitas com whey para pessoas que fazem treinos em academia ou outros esportes.

    Alimentos mais sustentáveis e saudáveis

    Uma das maiores tendências dos últimos anos é a demanda por alimentos mais saudáveis e sustentáveis, para evitar o desperdício alimentar e se comprometer com um mundo melhor. Os clientes estão buscando comidas que sejam saborosas e que estejam alinhadas com os valores de saúde e responsabilidade ambiental. Hoje, é possível encontrar restaurantes e cafeterias com cardápios repletos de opções orgânicas, vegetarianas ou veganas.

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