Áreas do Direito: previdenciário e constitucional lideram buscas no Google em janeiro

Confira algumas áreas no campo do Direito e quais delas estão sendo mais procuradas por quem deseja tornar-se um advogado ou conhecer seus direitos.

  • O aumento nas buscas por algumas áreas do Direito não apenas reflete uma sociedade cada vez mais interessada em compreender seus direitos e deveres, mas também aponta para a importância do crescimento no número de profissionais qualificados que estão procurando especializações para atender as demandas jurídicas do nosso país.

    Do ponto de vista estudantil, cerca de 80% dos jovens brasileiros pretendem cursar o ensino superior em 2024, segundo o Instituto Semesp. O Direito é uma das especialidades mais buscadas, além de áreas como TI, administração, medicina, entre outras.

    A Agência Conversion analisou dados do Google entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, destacando seis áreas do Direito que ganharam a atenção do público – tanto pela democratização do conhecimento jurídico quanto pelo interesse no estudo e na formação.

    Foto: Agência Conversion l Volume de buscas de cada área no mês de janeiro

    As áreas de previdenciário, constitucional, administrativo, civil e tributário lideraram o top 5 em volume de buscas. Outros segmentos com alto volume de busca foram o direito público, bancário, médico, condominial, processual e da personalidade.

    Na variação de um ano, algumas áreas tiveram destaque. Acompanhe a leitura e descubra quais são!

    6 áreas do direito com crescimento de buscas no último ano

    1. Direito Previdenciário

    O impressionante crescimento de 234,71% reflete a crescente preocupação dos cidadãos em garantir seus direitos previdenciários, que envolvem temas como aposentadoria, pensões e benefícios sociais, além da busca por segurança financeira no futuro.

    2. Direito Constitucional

    O termo “Direito Constitucional” teve alta de 22,36% e mantém-se como um dos principais mais buscados. Os usuários tentam compreender melhor os princípios que regem a ordem jurídica e a legislação no país e seus direitos e garantias fundamentais.

    Esse campo analisa todas as normas do Brasil de acordo com a Constituição Federal. Além disso, é uma das matérias contempladas no exame da OAB.

    3. Direito Público

    O aumento expressivo de 51,72% nas procuras por “Direito Público” reflete um interesse mais profundo nas relações entre Estado e cidadãos. Questões administrativas e regulamentações governamentais despertam a curiosidade de quem tenta entender melhor o papel do Estado na sociedade.

    4. Direito Civil

    O Direito Civil é uma das áreas mais populares da Justiça, pois trata dos direitos do cidadão, além de assuntos como contratos, família, responsabilidade civil, regras e condutas de pessoas físicas e jurídicas perante a sociedade, e muito mais. Por ser uma área tão ampla, teve um aumento de 49,72% nas buscas do Google.

    5. Direito Processual

    Com um crescimento de 30%, o Direito Processual atrai aqueles que querem compreender os procedimentos legais, desde a fase inicial de um processo até suas etapas posteriores. Suas principais esferas são divididas em: penal, do trabalho e civil.

    6. Direito Condominial

    O campo do Direito Condominial, também com 30% de alta, ganha destaque em um contexto urbano em constante expansão, em que as pessoas buscam informações sobre os direitos e deveres em condomínios.

    Por fazer parte do Direito Civil, são estipuladas regras para moradores, visitantes e trabalhadores que prestam algum tipo de serviço, a fim de garantir uma convivência harmoniosa entre todos.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @Drazen Zigic 

    Comentários estão fechados.