Maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil inaugura oito novos leitos de terapia intensiva

Com ampliação de 68 para 76 leitos de UTIs, o Hospital Pequeno Príncipe terá condições de realizar mais 500 atendimentos por ano.

  • O Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do país, inaugurou, nesta segunda-feira (18/3), oito novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs). Com ampliação de 68 para 76 leitos de UTIs, a instituição terá condições de realizar mais 500 atendimentos por ano. A inauguração aconteceu menos de um ano após o repasse de recursos.

    O investimento foi possível graças à Secretaria de Estado da Saúde e à Volkswagen do Brasil, que destinaram R$ 4,8 milhões por meio do Programa Paraná Competitivo, do governo estadual, um dos principais incentivos à atração de investimentos para o estado.

    “Estes novos leitos representam um aumento de praticamente 12% da nossa capacidade falando de leitos de UTI. É um aumento significativo e necessário. A população do Paraná infantojuvenil necessita de mais leitos de UTI pediátrica, seja para urgência ou cirurgias eletivas complexas que fazemos aqui. Nesse sentido, agradecemos muito a sensibilidade da sociedade civil organizada, neste momento representada pela Volkswagen e também governo do estado, que propiciaram o fomento de investimento para a construção desta nova ala. O mais importante agora é dar sustentabilidade de qualidade, e esperamos contar com o apoio da Sesa para isso”, disse o diretor-técnico do Hospital, Donizetti Giamberardino.

    As novas instalações começam a funcionar no dia 1.º de abril e vão atender neonatos, lactantes, crianças e adolescentes em tratamento clínico, pré-cirúrgico e pós-operatório nos serviços da instituição ligados à cardiologia. Em sua maioria, esses pacientes foram submetidos ou estão sendo preparados para procedimentos invasivos, como cateterismos (hemodinâmica), transplantes e cirurgias cardíacas de grande porte, sendo a maior parte em pacientes neonatos e de primeira infância.

    A estrutura, instalada em uma área de 200 metros quadrados, no primeiro andar, contígua à atual UTI de Cardiologia, possibilitará uma gestão sistêmica dos cuidados intensivos cardiológicos, garantindo mais acesso, segurança e qualidade na assistência. Os investimentos permitiram a instalação de boxes individualizados, com ilhas de atendimento também exclusivas que trarão mais agilidade e efetividade na assistência prestada, conforme a faixa etária do paciente.

    Formada por médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem, a equipe do novo setor contará com o suporte de colaboradores administrativos e de apoio, além da equipe multiprofissional com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e médicos de 47 especialidades e áreas de atuação que contemplam diagnóstico e tratamento.

    “Estamos há mais de 100 anos aqui e vivemos em uma construção contínua. Temos um patamar de excelência que só é possível com muita experiência. Vale lembrar que a primeira UTI pediátrica do estado foi inaugurada aqui há muitas décadas. Nós trabalhamos sempre buscando o melhor, construindo parcerias, articulando apoios e possibilitando as transformações necessárias para oferecer o melhor disponível para as crianças. Nosso caminho aqui é buscar a alta complexidade, que é uma tradição e vocação nossa. Para nós, essa ampliação é muito importante do ponto de vista interno e significativo como responsabilidade ampliada perante as crianças e bebês que precisam da gente”, destacou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.

    Hospital Pequeno Príncipe
    Foto: Wynitow Butenas

    O secretário de Saúde do estado, Beto Preto, também ressaltou a trajetória centenária do Hospital, referência nacional na assistência pediátrica de média e alta complexidade. “O Pequeno Príncipe tem uma história de mais de 100 anos de abraçar as crianças paranaenses, e hoje aqui nós pudemos fazer isso literalmente, quando colocamos recursos do Paraná Competitivo em parceria com Volkswagen do Brasil. Nós estamos dando um passo à frente, modernizando leitos, ambientando o restante da ala, dando a devida importância que a instituição tem. O Hospital não é do Paraná, não é de Curitiba, ele é do Brasil, o que demonstra a força da equipe técnica que atua aqui. Os recursos financeiros colocados aqui dão resultado. A gente só tem a agradecer ao Pequeno Príncipe, olhar para frente e avançar”, enfatizou o secretário.

    “Estamos orgulhosos dessa parceria da Volkswagen do Brasil com o Governo do Estado do Paraná, que viabilizou a inauguração dos novos leitos de UTI do Hospital Pequeno Príncipe, e por contribuir significativamente para o fortalecimento do sistema de saúde, garantindo que mais crianças e adolescentes tenham acesso aos cuidados necessários em momentos críticos. Também estamos comprometidos em continuar colaborando com iniciativas que promovam o bem-estar da sociedade e em estabelecer parcerias que gerem um impacto positivo duradouro como esse”, disse o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago.

    Foto: Wynitow Butenas

    A diretora-executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, falou da importância do trabalho em conjunto dos colaboradores. “É uma alegria imensa estar aqui hoje com um grupo de pessoas que sonham e realizam a melhor medicina possível. São médicos, enfermeiros, farmacêuticos, equipes de apoio administrativo e centenas de profissionais que buscam o melhor para as nossas crianças”, comentou. Ela também lembrou os desafios da pediatria no país. “Infelizmente, o Brasil ainda tem indicadores desafiadores: de cada três bebês que morrem de 0 a 1 ano de idade, dois poderiam ser salvos se tivessem acesso a um serviço de saúde de qualidade. Quando se observa a faixa de 0 a 6 anos, 44% poderiam ser salvos. Tenho certeza de que tais números seriam diferentes se as crianças tivessem a oportunidade de ter acesso a instituições hospitalares como o Pequeno Príncipe. Eu tenho certeza de que o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas que estamos construindo”, ressaltou a diretora.

    Sobre o Serviço de Cardiologia

    A UTI de Cardiologia atende às demandas do Serviço de Cardiologia do Pequeno Príncipe, no qual se realizam consultas ambulatoriais e exames e se definem as alternativas de tratamentos, que incluem cirurgias e transplantes. A assistência oferecida ali é referência nacional em cirurgia cardíaca pediátrica de bebês com até 30 dias de vida, sendo o Hospital uma das instituições que mais realizam esse procedimento no Brasil.

    Entre os diferenciais do Pequeno Príncipe está o Serviço de Eletrofisiologia, pioneiro no país; o Serviço de Hemodinâmica, referência para diagnosticar e tratar disfunções em um procedimento seguro e minimamente invasivo; e o Serviço de Ecocardiograma, exame indolor, mais detalhado e que não expõe o paciente a radiação.

    A rapidez no diagnóstico é outra característica importante da especialidade, o que é fundamental para dar início ao tratamento e garantir impacto direto na recuperação da criança ou adolescente. Dependendo do caso, o paciente já recebe o diagnóstico no mesmo dia da consulta, uma vez que a estrutura permite que os procedimentos sejam realizados o mais brevemente possível.

    A instituição conta também com dispositivos de alta tecnologia. Entre os equipamentos, os destaques são a máquina de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), que mantém o suporte respiratório e hemodinâmico, e a máquina de circulação extracorpórea, um dispositivo em que o sangue do paciente é transportado para fora do organismo, total ou parcialmente.

    Foto: Wynitow Butenas

    Comentários estão fechados.