Procurando melhorar sua concentração? Um novo estudo traz dicas valiosas

Esse estudo, publicado na revista Nature, revela como o contato com áreas verdes pode recuperar nossa capacidade de foco.

  • Pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA, descobriram uma forma eficaz de aumentar a atenção. A solução? Caminhadas em meio à natureza.

    Esse estudo, publicado na revista Nature, revela como o contato com áreas verdes pode recuperar nossa capacidade de foco. A pesquisa envolveu 92 voluntários. Após um teste exigente de atenção, eles foram divididos em dois grupos. Um grupo caminhou em bosques por 40 minutos, enquanto o outro andou em áreas urbanas.

    Os resultados são claros. Caminhar, independentemente do local, beneficia a atenção. Mas aqueles que caminharam na natureza mostraram melhorias significativas. Eles se saíram melhor em tarefas que requerem controle executivo, um aspecto crucial da concentração.

    caminhada
    Imagem: Freepik / Foto criada por @pressfoto

    Eliseth Leão, pesquisadora no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, destaca a importância desse achado. Ela explica que a natureza ajuda a “descansar” os mecanismos neurais ligados ao controle executivo. Isso permite uma recuperação mais eficaz da nossa capacidade de atenção.

    O estudo também ressalta como ambientes naturais minimizam os estímulos estressantes do dia a dia. Isso diferencia a experiência da natureza da exposição constante a telas ou ao trânsito intenso das cidades.

    Vivendo em grandes centros, estamos sempre rodeados de estímulos visuais e auditivos. Essa superexposição pode levar a níveis mais altos de estresse e dificuldades de concentração. A poluição sonora, por exemplo, é um fator de estresse bem conhecido.

    Leão aconselha a incorporar pausas e momentos de relaxamento na rotina. Essas pausas podem ser tão simples quanto uma caminhada em um parque local. Outras técnicas, como meditação e contemplação de imagens da natureza, também promovem o relaxamento e ajudam na recuperação mental.

    Esse estudo sublinha a necessidade de buscarmos momentos de tranquilidade em nossas vidas agitadas. A natureza oferece um refúgio valioso, um espaço para recuperarmos não só nossa atenção, mas também nosso bem-estar geral.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @wayhomestudio

    Comentários estão fechados.