Quasar com buraco negro brilha 500 trilhões de vezes mais que o Sol, apontam cientistas

O quasar, chamado J0529-4351, foi confirmado pelo telescópio VLT, no Chile, e descrito na revista Nature Astronomy.

  • Foto: Reprodução/RedesSociais

    Um buraco negro gigantesco que engole um Sol por dia é o responsável pelo objeto mais brilhante já visto no Universo. Trata-se de um quasar, o centro luminoso de uma galáxia, que tem uma massa de 17 mil milhões de sóis. O quasar, chamado J0529-4351, foi confirmado pelo telescópio VLT, no Chile, e descrito na revista Nature Astronomy.

    O quasar já havia sido detectado pelo Observatório Europeu do Sul (OES) em 1980, mas foi confundido com uma estrela. Só no ano passado, ele foi reconhecido como um quasar, graças a observações feitas na Austrália e no Chile. “É surpreendente que ele tenha ficado escondido por tanto tempo, quando conhecemos um milhão de quasares menos brilhantes. Ele estava bem na nossa frente”, disse o astrônomo Christopher Onken, da Universidade Nacional Australiana, à BBC.

    O quasar é tão poderoso que emite uma luz 500 trilhões de vezes mais intensa que o Sol. Essa luz viajou por 12 mil milhões de anos até chegar aos nossos telescópios. O quasar é alimentado pelo buraco negro que atrai matéria a uma velocidade incrível. Quando essa matéria se aproxima do buraco, ela se aquece e brilha, formando o quasar. Os cientistas estudam esse fenômeno para entender melhor a evolução das galáxias e do Universo.

    Comentários estão fechados.