Créditos: andreswd/iStock
E-commerce, serviços automotivos e brechó são apostas para quem está procurando abrir o primeiro negócio
Abrir a própria empresa tem sido a grande escolha dos brasileiros nos últimos anos. Seja buscando uma renda diante da taxa de desemprego, seja para ter o próprio negócio e empreender, fato é que os pequenos negócios estão crescendo no Brasil – e, cada vez mais, essa tem se tornado uma opção promissora.
As pequenas e médias empresas movimentam a economia de modo considerável; são mais de R$ 420 bilhões por ano (⅓ do Produto Interno Bruto do Brasil) gerados pelos pequenos empreendimentos. Ainda, os pequenos empreendedores foram responsáveis pela promoção de mais de 200 mil empregos em fevereiro de 2022, o que alcançou quase 70% do volume total de empregos, incluindo as empresas de todos os portes, segundo dados divulgados pelo Sebrae.
Pensando nisso, separamos os pequenos negócios que costumam dar mais lucro para quem deseja empreender.
Prestação de serviços automotivos
Pode parecer não tão óbvio, mas o setor de mecânicas e oficinas aumentou mais de 20% em 2022. Esse é um dado bem interessante da pesquisa Pulso do Aftermarket, focada nas tendências dos serviços automotivos no Brasil.
Com os preços altos dos carros, os serviços também estão aquecidos. Cada vez mais os consumidores precisam de serviços de mecânica, e por isso vale muito a pena abrir uma oficina ou uma loja de venda de peças.
E-commerce
Não dá para falar de pequenos empreendedores e não relacioná-los à onda de e-commerces que chegou para ficar no Brasil. As lojas virtuais estão, desde os anos 2000, tomando uma fatia importante do mercado para si. Houve um aumento de 75% de lojas virtuais, segundo dados do Mercado e Consumo. Em 2024, aliás, a previsão é que esse novo modelo de negócios esteja ainda mais consolidado.
Com o avanço da tecnologia e o amplo acesso à internet, os clientes podem comprar produtos na sua loja a qualquer hora do dia, sem depender de horários nem de um lugar específico. Além disso, o investimento para lojas virtuais é baixo, o que é muito vantajoso. Os custos são com a plataforma do e-commerce, o estoque inicial, as embalagens e a hospedagem do site.
Brechó online
Outra forma de empreender é fazer um brechó online. É cada vez mais comum encontrar lojas desse tipo nas redes sociais com uma boa demanda. Esse tipo de negócio, inclusive, impulsiona a circulação da economia, disponibilizando roupas de marca por preços que costumam ser mais acessíveis. O mais importante é identificar um público e apostar nas roupas no estilo do público escolhido. As vendas podem ser até mesmo por e-commerce ou redes sociais.
Comentários estão fechados.