Muro de pedra de 10 mil anos é descoberto no fundo do Mar Báltico

A estrutura, chamada de Blinkerwall, teria sido usada para facilitar a caça de renas ou bisões, antes de ser coberta pelo mar.

  • Muro foi localizado por pesquisadores na Alemanha/Michał Grabowski/Leibniz-Institut für Ostseeforschung Warnemünde

    Uma impressionante descoberta foi feita por pesquisadores alemães no Mar Báltico, na Alemanha. Eles encontraram um muro de pedra com quase um quilômetro de comprimento, que foi construído há 10 mil anos, na Idade da Pedra, por povos caçadores-coletores. A estrutura, chamada de Blinkerwall, teria sido usada para facilitar a caça de renas ou bisões, antes de ser coberta pelo mar.

    A descoberta foi publicada na segunda-feira (12) na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. O líder da pesquisa, o geofísico Jacob Geersen, da Universidade de Kiel, disse que o Blinkerwall é uma das mais antigas e maiores estruturas de caça feitas pelo homem já documentadas na Terra.

    Para encontrar o muro, os pesquisadores usaram imagens hidroacústicas, um veículo subaquático e mergulhadores humanos. Eles mapearam a extensão da estrutura, que fica a 21 metros de profundidade, na baía de Mecklenburg. O muro é formado por cerca de 1.670 pedras, que medem até 2 metros de largura e 1 metro de altura, e que foram colocadas lado a lado.

    Os pesquisadores acreditam que o Blinkerwall foi construído e usado há 10 mil anos, quando o nível do mar era mais baixo, e que foi submerso há 8.500 anos, quando o mar avançou. Eles afirmam que a estrutura é uma evidência dos padrões de subsistência das primeiras comunidades de caçadores-coletores na Europa.

    Comentários estão fechados.