Estudo do Serasa indica que gastos com carro são a 2ª maior despesa das famílias brasileiras

Custos dos pneus (51%), manutenções (48%), e revisões (35%) são os mais comuns. Outra grande despesa é pagar um seguro.

  • Por Vitor Germano

    O Serasa realizou a segunda edição da pesquisa A Relação do Brasileiro com o Automóvel. Feito em parceria com o instituto Opinion Box, o estudo revela que somente gastos com alimentação superaram o impacto dos carros na conta bancária das famílias brasileiras em 2023.

    De acordo com a pesquisa, que ouviu cerca de 2.000 pessoas em Dezembro, 67% dos lares têm os custos com o automóvel entre os três maiores gastos anuais, ficando atrás apenas da alimentação (69%), mas na frente de contas básicas como água, luz, e gás (62%).

    Várias despesas giram em torno do automóvel. Segundo a pesquisa, o deslocamento para compras e tarefas diárias (77%), passeios aos finais de semana (76%), e trajetos para trabalho ou local de estudo (64%) são as principais fontes de gasto, levando em consideração que o preço da gasolina está atualmente R$ 5,56/litro, em média, segundo a Petrobrás.

    O Serasa ainda revela que 31% dos entrevistados admitem gastar mais com o veículo do que o planejado. Além disso, 92% dizem já ter sofrido com algum custo inesperado relacionado ao automóvel, e 62% fazem uma reserva para gastos de emergência.

    Custos dos pneus (51%), manutenções (48%), e revisões (35%) são os mais comuns. Outra grande despesa é pagar um seguro.

    Outro gasto presente todos os anos na vida do motorista brasileiro é o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O valor da tarifa depende do estado, variando entre 0,5% e 4%. A isenção de taxa por tempo de fabricação também depende do estado.

    Mesmo sendo uma despesa anual, o estudo revela que 11% dos proprietários ainda não haviam se planejado, em dezembro, para pagar o IPVA 2024.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @ xb100

    Comentários estão fechados.