Queimaduras nos olhos por pomada de cabelo lotam emergência após Natal

Algumas marcas de pomadas estão proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conterem substâncias nocivas à saúde.

  • Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

    Mais de 100 pessoas sofreram queimaduras nas córneas após usarem uma pomada modeladora de cabelos para fazer penteados no Natal. Ao molharem os cabelos na praia, na piscina ou na chuva, o produto químico escorreu para os olhos e causou irritação, inchaço, visão turva e até cegueira temporária. A maioria dos casos foi atendida na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, na zona norte do Rio de Janeiro, na segunda-feira (25) e na terça-feira (26).

    A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio) estão investigando quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e onde eles foram comprados ou aplicados. Algumas marcas de pomadas estão proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conterem substâncias nocivas à saúde.

    A diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos, alertou para o risco de novos casos no réveillon, quando muitas pessoas mergulham no mar após a virada do ano. Ela recomendou que as pessoas evitem usar essas pomadas e procurem produtos regularizados pela Anvisa.

    Fonte: Carta Capital 

    Comentários estão fechados.