A ciência do terror: Por que há certas coisas que causam desconforto e medo apesar de não oferecerem ameaça?

Não há muita pesquisa sobre essa sensação, esse “Terror”, mas as teorias costumam envolver a incerteza, a ambiguidade.

  • Por Vitor Germano

    É quase meia noite, e algo maléfico se rasteja pelas trevas. Sob o luar, você vê algo que quase faz seu coração parar. Você tenta gritar, mas o terror rouba sua respiração antes de você conseguir.

    Assim cantava Michael Jackson em seu clássico Thriller que era sobre filmes de terror mas na verdade era sobre pegação.

    O medo é um instinto primevo, ele aparece no mais simples dos animais tanto quanto em criaturas com cérebros avançados como seres humanos ou cetáceos, e há boa razão para isso: Temer o perigo preserva a vida. Ninguém precisa ensinar uma pessoa a evitar um animal grande e faminto. Por puro instinto temos medo dessas coisas, e de fato, quando monstros de ficção são criados, usualmente eles fazem-se valer de elementos dos animais que tememos na vida real, o rugir de um gato caçador, os movimentos rastejantes e olhar frio de uma serpente, coisas assim.

    Mas por que há coisas assustadoras, que causam desconforto ou até mesmo terror, quando não oferecem nenhum perigo tangível? Algo que sabemos que é inofensivo, ou até mesmo algo que é inteiramente imaginário e sabemos que não existe, mas que pode ainda assim causar arrepios.

    Imagem: Comunidade LiminalSpaces no Reddit.

    O escritor americano Stephen King, conhecido por seus livros de terror, classifica “coisas sinistras” em três categorias:

    • O Gross-out, ou Nojo, são coisas que são, bem, nojentas. Morte, sangue, doença. Coisas que são sinistras por sua natureza associada a algo desagradável.
    • O Horror, que King define como aquilo que é anti-natural. Uma aranha gigante de dois metros de altura, uma mão gelada tocando seu ombro quando você tinha certeza que estava sozinho. Coisas que são sinistras porque não deviam existir.
    • E o último, o Terror, que é o mais complexo, o mais arrepiante. Nas palavras de King: “Terror é chegar em casa e descobrir que todas as suas coisas foram trocadas por cópias exatas. Terror é sentir que tem algo atrás de você, uma respiração na sua nuca, saber que você está para ser agarrado, mas virar para trás e descobrir que não tinha nada.”

    Não há muita pesquisa sobre essa sensação, esse Terror, mas as teorias costumam envolver a incerteza, a ambiguidade. Exatamente a sensação de não saber. Por exemplo, máscaras, ou maquiagem de palhaço. Claude Lévi-Strauss disse que “cobrir a face elimina temporariamente da interação social o elemento que revela os sentimentos e atitudes”. Uma máscara neutra ou até risonha pode ser sinistra precisamente por essa habilidade de ocultar a feição real, e a incerteza que isso causa.

    Uma máscara de Halloween
    Fonte: Pixabay

    Relacionado também à interação social e ao fato que buscamos sentimentos e atitudes em expressão facial acima de tudo, temos o Uncanny Valley (lit. “Vale Estranho”). Em outro artigo, tempos atrás, falamos da ciência da beleza, e de como nosso cérebro, programado como é para procurar padrões na natureza pois estes são cruciais à sobrevivência, não deixa de buscar esses padrões só porque agora vivemos em civilização e dificilmente precisamos reconhecer quais frutas são seguras e quais são venenosas.

    Pois bem, um destes padrões que nosso cérebro está sempre tentando encontrar é a própria feição humana, e as expressões que um rosto humano é capaz de produzir. Esta busca por padrões é tão intensa que há até um fenômeno chamado pareidolia, onde vemos ‘rostos’ em coisas aleatórias. 

    E é disso que surge o Vale Estranho.

    Termo originário da robótica, que depois foi adotado pela computação gráfica quando esta também começou a tentar recriar artisticamente o ser humano, o Vale Estranho descreve um ‘bug’ na capacidade humana de reconhecer e empatizar com rostos ‘humanos’. Somos capazes de ver expressões faciais e corporais ‘humanas’ em animais e máquinas industriais, mas quando algo é criado que é quase humano mas não humano o suficiente, o resultado tende a ser uma resposta de perturbação, senão medo.

    Em geral, o arrepiante, o terror, é uma resposta a algo que pode ser uma ameaça, pode não ser, e nosso cérebro não consegue determinar o que fazer. Algumas partes respondem com medo, outras não. — O resultado é um desconforto… Mas também um fascínio.

    Muitas pessoas, quando olham para um abismo, como olhar pela sacada em um prédio alto, sentem algo as puxando, ou até mesmo um pensamento intrusivo, dizendo para pular. O instinto de sobrevivência entra em ação, te preparando para o perigo, mas o resto dos seus sistemas mentais e corporais não fazem nada, aliás não entendem: Você não vai cair no buraco, mas seus instintos de sobrevivência dizem que vai. Então o cérebro racional tenta justificar esse impulso, dizendo que você pensou em pular e mudou de ideia, ou que a pessoa ao seu lado vai te empurrar. Mesmo que nada disso seja real.

    A ativação dos instintos de sobrevivência e o estímulo mental também é a provável razão pela qual o sinistro nos fascina. Pela qual histórias de terror continuam sendo populares. A incerteza nos assusta e nos lembra que somos frágeis, mas este mesmo instinto de sobrevivência nos prepara para lutar, para descobrir o problema e resolvê-lo. Nessa fronteira perdida entre o perigo e a coragem vive o terror.

    Foto: Comunidade LiminalSpaces no Reddit

    Comentários estão fechados.