Foto: Ilustrativa
Uma recente pesquisa realizada pela fintech Onze e pela seguradora Icatu revelou que a preocupação com as finanças é mais predominante entre os brasileiros do que questões relacionadas à saúde, trabalho ou mesmo a família.
Este estudo, que contou com a participação de 8.573 trabalhadores, mostra que 54% dos brasileiros colocam o dinheiro como a principal fonte de preocupação em suas vidas.
O estudo da Onze destaca que 71% dos entrevistados se sentem emocionalmente afetados por problemas financeiros, e 20% relatam problemas físicos decorrentes dessa preocupação. Entre os sintomas mais comuns, destacam-se:
- Ansiedade (53%);
- Insônia (41%);
- Problemas de relacionamento (15%);
- Outros problemas de saúde (11%).
Essa preocupação financeira também impacta o ambiente de trabalho, com 39% dos entrevistados relatando uma queda na concentração e no desempenho profissional. Suzilene, por exemplo, sente um desânimo para trabalhar, enfatizando que sua área deveria ser mais valorizada.
Felipe Bruno, vice-presidente da Onze, ressalta que apenas 36% dos entrevistados afirmam ter rendimentos suficientes para cobrir todas as despesas. E em função disso, outras áreas da vida são afetadas.
Além disso, a pesquisa questionou sobre os principais fatores de estresse financeiro. 55% dos participantes indicaram a falta de dinheiro para emergências como a maior preocupação, enquanto 42% temem não conseguir pagar as contas mensais.
A maioria dos entrevistados (71%) tem uma renda mensal de até dois salários mínimos, equivalente a R$ 2.640.
Comentários estão fechados.