O comércio digital apresentou um crescimento considerável nos últimos anos e isso se deve, entre vários outros motivos, às facilidades que esse tipo de transação proporciona para empresários e clientes. Com apenas alguns toques na tela do celular, seja em uma loja virtual ou em um marketplace, fazer compras se tornou muito mais ágil e cômodo.
A principal diferença entre uma loja virtual e um marketplace está na finalidade de cada site. Uma loja virtual é um site de um único vendedor, com seu próprio estoque ou serviço. Já um marketplace é como um shopping, onde o consumidor pode passear entre vários lojistas e escolher o produto e o fornecedor que mais lhe agrade. Ou seja, um marketplace é um hospedeiro de diversos fornecedores de produtos ou serviços.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2022, os marketplaces foram responsáveis por quase 80% do faturamento de todo o e-commerce brasileiro. Já um relatório da Webshoppers mostrou que as vendas por esse tipo de e-commerce devem crescer mais de 54% até o próximo ano.
E não apenas os gigantes de transporte, hospedagem e alimentação se beneficiam dessa estratégia de vendas, mas os pequenos empreendedores podem ganhar muito com esse modelo de mercado. Não importa se o seu negócio é de produtos e serviços, genérico ou nichado, no marketplace há espaço para os mais variados tipos de transações e ofertas.
Aderir ao marketplace significa poder aumentar as vendas, mas principalmente receber auxílio na logística e nas contas. Isso porque, além de poder contar com toda a notoriedade das grandes marcas ao oferecer o seu produto ou serviço, as plataformas já oferecem toda uma estrutura de logística, formas de pagamento e gestão de vendas.
Isso auxilia principalmente pequenos empresários que não podem pagar para construir um site exclusivo da sua marca ou não possuem tempo para ficar gerindo tudo o tempo todo. Todavia, para usar as plataformas, é preciso pagar uma porcentagem, que pode variar de 10% a 25%, que pode ser cobrada por venda ou mensal. Mas é uma excelente estratégia de venda para quem já vende produtos em lojas físicas ou redes sociais, visto que é uma forma de facilitar o contato do seu produto com o seu público consumidor.
Foto: iStock
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