Ursos bêbados são constantemente atingidos por trens em Montana, EUA

Desde 1980, 63 ursos foram atropelados em um trecho traiçoeiro de ferrovia próximo ao Parque Nacional da Geleira, no estado de Montana.

  • Por Vitor Germano

    Ficando “bêbados” ao consumir cereais fermentados, dezenas de ursos-pardos já foram mortos em um trecho traiçoeiro de ferrovia próximo ao Parque Nacional da Geleira, no estado de Montana dos EUA.

    Desde 1980, 63 ursos foram atropelados neste trecho ferroviário, que passa pela Passagem Marias e pela Grande Reserva dos Ursos, de acordo com relatos de agências de preservação animal estaduais e federais. O pior ano de todos foi 2019, quando oito animais foram mortos pelos trens. E neste ano, foram três.

    Muitos deles provavelmente foram atingidos durante uma “tentativa bêbada” de ultrapassar o trem, disse um especialista em Ursos do estado de Wyoming.

    Cereais que caem dos vagões de trens de carga são uma tentação de comida fácil para os ursos. Combinado à umidade da chuva e neve, os grãos de milho e trigo começam a fermentar no local, tornando-se uma fábrica de cerveja natural.

    Há duas populações grandes de ursos na região, cada uma estimada em mais de mil animais. Os ursos do Ecossistema de Yellowstone que ocupam um largo território compreendendo os estados de Wyoming, Montana, e Idaho. E os ursos da Divisa Continental Norte, centrada nas montanhas do Noroeste de Montana. São estes últimos que têm sido atingidos pelos trens, dado que a população tem expandido seu território para as planícies do estado.

    Até agora, as duas populações se mantêm separadas. Em algumas áreas a distância entre elas é superior a 95Km, mas em outras, as duas populações estão próximas de se encontrarem, algo que conservacionistas da região acreditam que será vital para a continuidade da espécie na região.

    Conservacionistas denunciam que “não é feito o suficiente para proteger os animais dos trens”. Embebedar-se nos cereais fermentados próximos aos trilhos só piora as coisas. Animais que são atraídos pela comida fácil e ficam intoxicados “podem acabar caindo no sono. Não só é possível, mas já aconteceu, de ursos caírem no sono bem no meio do trilho.” – Em outras ocasiões eles ficam cambaleando pelos trilhos, e aí vem um trem, o urso tenta, e falha, em correr do trem, e é atingido.

    “Sobre o que pode ser feito, uma ideia sendo discutida é a de adicionar um alarme de ruído nas áreas demarcadas como ‘zonas da morte’”, disse o ecologista Chuck Neal. “Mas com os animais estando bêbados, é questionável o quão efetivo isso seria.”

    “Outra ideia é não carregar tanto os vagões de trem, para evitar derrames. Ou não rodar os trens sob certas condições climáticas que agravam o problema. Mas as companhias de trem rejeitam tais ideias, então até agora a última palavra é que nada vai ser feito e os ursos continuarão a morrer.”

    Imagem: Freepik / Foto criada por @wirestock

    Comentários estão fechados.