Foto: Ilustrativa
Especialistas alertam para a falta de informação sobre o diabetes no Brasil, em audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara do Deputados. Segundo eles, o País tem hoje 588 mil pessoas diagnosticadas com algum tipo de diabetes, mas o número de diabéticos sem diagnóstico é igualmente alto. Além disso, o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de mortes por diabetes tipo 1 não diagnosticado, uma doença que reduz a expectativa de vida do paciente em até 25 anos.
Os especialistas explicaram que o diabetes pode causar diversas complicações de saúde, como doenças cardiovasculares, cegueira, amputações e insuficiência renal. Eles afirmaram que a melhor forma de evitar essas complicações é o tratamento preventivo, principalmente por meio de dietas e insulina. Eles também defenderam a inclusão de nutricionistas e professores de educação física nas equipes de saúde da família, e o fim da burocracia para receber o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A audiência pública foi solicitada pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), que se comprometeu a buscar uma solução para o problema. Ela disse que vai se reunir com a ministra da Saúde e vai reforçar o problema da falta de informação sobre o diabetes.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Comentários estão fechados.