Falsa médica é desmascarada após divulgar informações falsas sobre câncer, HIV e bem-estar nas redes sociais

Karezi, que usava o nome de “Dr.Dalya.s” no Instagram e no TikTok, tinha 243 mil seguidores no TikTok e 20 mil no Instagram, onde dava conselhos de saúde sem ter nenhuma formação ou autorização médica.

  • Foto: Reprodução / TIKTOK

    Dalya Karezi, uma australiana que se passava por médica e fazia vídeos no TikTok sobre temas como HIV e câncer, foi condenada a dois anos de correção comunitária e a pagar uma multa de US$ 8.400 (cerca de 43 mil reais) pelo Tribunal Local de Downing Centre, em Sydney .

    Karezi, que usava o nome de “Dr.Dalya.s” no Instagram e no TikTok, tinha 243 mil seguidores no TikTok e 20 mil no Instagram, onde dava conselhos de saúde sem ter nenhuma formação ou autorização médica. Ela também se vestia com uniformes falsos e assinava seus e-mails e cartas como RMO (médico residente) e VMO (médico visitante) – títulos que não possuía.

    Em uma carta de desculpas ao magistrado, Karezi disse que estava “chorando e ainda lutando” para entender como chegou a esse ponto. Ela admitiu sua culpa e disse que sentia vergonha e se odiava todos os dias.

    Karezi é uma refugiada do Iraque que chegou à Austrália com oito anos, em 2001, e era popular entre a comunidade iraquiana em Sydney, que acreditava que ela era especialista em saúde da mulher.

    Ela foi comparada ao personagem real Frank Abagnale, Jr., que se passou por médico, advogado e piloto nos anos 1960 e foi retratado no filme ‘Prenda-me se For Capaz’, estrelado por Leonardo DiCaprio.

    Comentários estão fechados.