Foto: Reprodução / Top Trip Adventure
Você gosta de caminhar na natureza e apreciar a diversidade de paisagens, fauna e flora do Brasil? Então você precisa conhecer as trilhas de longo curso, que são percursos que podem ter desde poucos quilômetros até mais de mil quilômetros de extensão, passando por diferentes estados, municípios e unidades de conservação.
As trilhas de longo curso são uma forma de turismo ecológico que beneficia tanto os visitantes quanto as comunidades locais, pois promovem a saúde, o lazer, a educação ambiental, a conservação da biodiversidade, a geração de renda e o respeito pela cultura local.
Para facilitar o acesso e a divulgação dessas trilhas, os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente criaram, em 2018, a Rede Trilhas – Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade. A rede é responsável por mapear, sinalizar e integrar as trilhas existentes no país, além de incentivar a criação de novas.
Atualmente, a rede conta com mais de 30 trilhas cadastradas, que somam cerca de 10 mil quilômetros de caminhos que cortam 51 unidades de conservação, em 20 unidades da federação e 220 municípios. Há trilhas para todos os gostos e níveis de dificuldade, que podem ser feitas a pé, a cavalo, de bicicleta ou até mesmo de barco.
Algumas das trilhas mais famosas são:
- Transmantiqueira: uma trilha que se estende por 1.200 km, passando por São Paulo, Rio e Minas, e que leva 70 dias para ser concluída. É ideal para quem quer conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira, uma das mais altas do Brasil.
- Rota da Fé: uma trilha que passa por 2.500 km dos estados de São Paulo e Minas e que é inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. É indicada para quem busca uma experiência espiritual e cultural, pois passa por diversos santuários, igrejas e cidades históricas.
- Rota dos Pinheiros: uma trilha exclusiva para barcos que percorre 300 km pelo Rio Iguaçu, no Paraná. É uma ótima opção para quem quer apreciar a paisagem dos campos gerais paranaenses e avistar diversas espécies de aves.
Se você ficou interessado em conhecer essas e outras trilhas do Brasil, você pode acessar o site Etrilhas, onde você encontra mapas e informações sobre elas. Lembre-se sempre de planejar bem sua viagem, respeitar as normas das unidades de conservação, levar seu lixo de volta e curtir a natureza com responsabilidade.
Comentários estão fechados.