Sebrae/PR impulsiona 22 ambientes de inovação do Paraná com Programa Habitats

Até o final do ano, iniciativa vai disponibilizar capacitações por meio de workshops e mentorias em trilhas especializadas

  • Foto: Reprodução / Inove

    Até o final do ano, iniciativa vai disponibilizar capacitações por meio de workshops e mentorias em trilhas especializadas

    Para incentivar o empreendedorismo, apoiar o crescimento e facilitar a criação de novos ambientes inovadores no estado, o Sebrae/PR promove mais uma edição do Programa Habitats PR de Inovação. Até o final deste ano, 22 ambientes de inovação vão participar de jornadas de aprendizado, que incluem workshops e mentorias para capacitar e consolidar startups e negócios inovadores.

    O Programa é direcionado para universidades, associações, prefeituras e empresas privadas que possuem espaços como hubs de inovação, parques tecnológicos, coworking, espaços makers, incubadoras e pré-incubadoras, além de aceleradoras e pré-aceleradoras. Nos últimos dois anos, foram oferecidas mais de 2,6 mil horas de capacitação e 950 workshops para 90 ambientes de inovação e 406 participantes.

    Segundo o coordenador de Inovação do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, o Programa consiste em jornadas de capacitação, com trilhas de aprendizado especializado e encontros semanais de duas horas. Em cada atividade, são abordados assuntos específicos, como modelagem de negócios, captação de projetos e negócios inovadores, portfólio de soluções do ambiente de inovação e colaborações com parceiros do ecossistema local de inovação.

    “Com o Programa, estamos fomentando o desenvolvimento de ambientes inovadores de uma forma estruturada e efetiva. Assim, estimulamos também a economia das regiões do nosso Estado com competitividade e valor agregado”, detalha Michael Douglas.

    Inovação na saúde

    Um dos habitats de inovação que estão se beneficiando do Programa é o Núcleo de Tecnologia Digital e Inovação, conhecido como FABi, criado pelo Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) em colaboração com os departamentos de Fisioterapia e Design da UEL.

    O núcleo, estabelecido em 2021 e inaugurado no ano seguinte, concentra-se na criação de produtos de saúde por meio da tecnologia de impressão 3D, proporcionando uma solução de custo acessível e eficiente para dispositivos cruciais na área da saúde pública.

    De acordo com Vivian Biazon El Reda Feijó, diretora superintendente do HU-UEL, a direção do hospital quer transformar o projeto FABi em um hub de inovação para potencializar os resultados.

    “O Programa Habitats vai contribuir na implementação desse ambiente no âmbito do HU-UEL, para fundamentação nas fases da metodologia e compreensão necessária para o caminho da implementação”, explica Vivian.

    Parque tecnológico

    Outro projeto participante do Programa Habitats é o Parque Tecnológico da Indústria, que tem o Senai/PR como proponente e está sendo implantado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) através de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo federal (Finep). O propósito do parque é fomentar o desenvolvimento de tecnologias nacionais para o cenário da mobilidade, promovendo conexão e negócios entre os diferentes agentes.

    A líder do projeto, Júlia Maia, diz que um parque tecnológico só funciona em rede, e que o Programa veio ao encontro dessa necessidade de unir forças para desenvolver a inovação.

    “Até agora, participar desse Programa foi muito interessante para conhecer as pessoas por trás dos nomes, entender quem são os responsáveis pelas realizações. É possível enxergar várias parcerias e sinergias que podem acontecer agora ou no futuro, visto que o Parque Tecnológico ainda está em fase de implantação. Juntos, vamos fazer a diferença nos próximos anos”, afirma Júlia.

    Feira do Empreendedor 2023

    Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site.

    Comentários estão fechados.