Foto: Lúcio Horta | Itaipu Binacional
Nesta quinta-feira (17), a Itaipu Binacional (margem brasileira) realiza a terceira despesca da Unidade de Pesquisa em Tanque-rede no braço do Rio Ocoi, em São Miguel do Iguaçu (PR). A ação vai retirar 20 toneladas de tilápias que serão doadas para escolas públicas, abrigos de idosos e comunidades indígenas.
A Unidade de Pesquisa em Tanque-rede no braço do Ocoi é fruto de um convênio entre Itaipu/Ineo (Instituto Neotropical) e a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo. O objetivo da pesquisa é avaliar os aspectos ambientais relacionados ao cultivo de tilápia no reservatório de Itaipu, com foco em qualidade de água, sedimento e ictiofauna nativa.
O estudo começou em 2017 e é dividido em três fases, com previsão de término em 2025. É o primeiro do tipo no reservatório, sendo considerado um dos mais completos no cenário mundial, pelo tempo em que é realizado (oito anos) e por considerar todos os aspectos ambientais possíveis (antes, durante e após cultivo). O resultado das pesquisas vai ajudar a embasar as decisões das entidades públicas, ligadas à legalização, ordenamento e fiscalização do cultivo de peixes em águas da união.
Comentários estão fechados.