Foto: Reprodução
Câmeras de monitoramento instaladas na região rural de Apucarana flagraram, nesta semana, entre os dias 27 e 26 de julho, mais três visitantes: um casal de antas e uma onça parda. Os registros foram realizados em pontos distintos da cidade.
Segundo o biólogo apucaranense Fernando Felippe, a onça parda é um animal bastante comum na região. Na maioria das vezes, entram nas cidades por falta de território, pois nas matas, os machos adultos acabam expulsando as onças filhotes de 03 a 04 anos, por isso elas se aproximam dos locais mais habitados, em busca de alimentos.
As antas, no entanto, apesar de serem animais comuns da região, são mais difíceis de registrar. O biólogo explica que por conta da falta de predadores naturais, como a onça pintada, a população de antas na região é farta.
“A anta é um animal que pesa até 250 quilos, então a onça parda não consegue predar, a não ser filhotes. A predadora natural desta espécie seria a onça pintada, mas como ela não é comum na fauna desta região, a população de antas tende a crescer cada vez mais”, explicou o biólogo.
Comentários estão fechados.