Risco de deslizamentos mantém Estrada da Graciosa interditada

Os pluviômetros instalados no início e final do trecho em obras registraram 30 mm e 40 mm de chuvas nas últimas 24h.

  • Foto: DER-PR 

    Após analisar levantamentos pluviométricos e geotécnicos da Estrada da Graciosa (PR-410), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) decidiu manter a rodovia fechada até o meio-dia desta quinta-feira (20), no mínimo.

    Os pluviômetros instalados no início e final do trecho em obras registraram 30 mm e 40 mm de chuvas nas últimas 24h, sendo este um dos critérios para avaliar a possibilidade de bloqueio. Nesta quarta houve deslizamento de lama e vegetação na altura do km 11+200, local já em obras emergenciais.

    Novas análises serão feitas ao longo desse período de fechamento para definir se o trecho será reaberto ou mantido bloqueado, visando garantir a segurança dos usuários em relação ao risco de novos escorregamentos de terra e vegetação.

    Equipes da obra permanecem no trecho realizando serviços preventivos e paliativos, com a retomada total dos trabalhos acontecendo após as condições climáticas melhorarem.

    Medidas semelhantes têm sido empregadas quanto há registro de excesso de chuva em um único dia ou acúmulo de chuva ao longo de dias seguidos. O trecho conta com obras de recuperação de talude em quatro quilômetros, após deslizamentos de terra, rochas e vegetação em meses anteriores.

    Comentários estão fechados.