A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, sobretudo, no ambiente de trabalho. Ferramentas como a IA (Inteligência Artificial) e mais especificamente, o Chat GPT, são amplamente utilizadas em diversas áreas.
No entanto, essa rápida evolução tecnológica tem trazido muitas dúvidas sobre o papel das pessoas nesse novo cenário. A questão que a maioria das pessoas se pergunta é “será que essa tecnologia pode substituir o trabalho dos seres humanos?”.
Para falar um pouco mais sobre esse assunto, o Maringá Post convidou o professor Alex Alves para uma entrevista exclusiva no “Papo de Carreira”.
Para o professor Alex, as pessoas não deveriam ter medo dessas novas ferramentas e tecnologias – porque elas estão aqui para nos auxiliar. Isso não quer dizer que os seres humanos são substituíveis – pelo contrário, as pessoas devem trabalhar lado a lado com a tecnologia para aumentar ainda mais a eficiência e produtividade.
As ferramentas tecnológicas podem, por exemplo, dinamizar o processo de trabalho para que os colaboradores possam colocar seus esforços em outras atividades. Além disso, ainda haverá a necessidade de operadores para as ferramentas, uma vez que elas não podem realizar o trabalho por conta própria.
A transformação no mercado de trabalho sempre vai trazer um nível de desconforto para os trabalhadores, mas é importante estar aberto a essas mudanças e aprender com as oportunidades que elas trazem.
Confira a entrevista completa com o professor Alex Alves a seguir:
Foto: Freepik
Comentários estão fechados.