Gestão de empresas: encontre o equilíbrio entre pressão e bem-estar emocional no trabalho

Aprenda a lidar com a pressão no ambiente de trabalho e garantir o bem-estar emocional dos colaboradores com a liderança situacional e equipe multidisciplinar.

  • O Maringá Post conversou com o especialista em gestão Milton Bettoni, que atua há mais de 12 anos como mentor, palestrante e consultor de várias Associações Comerciais e Industriais do estado do Paraná e Instituto Mercosul. No vídeo abaixo, você vai saber como encontrar o equilíbrio entre pressão e bem-estar emocional no ambiente de trabalho. Em seguida, um breve resumo da conversa.

    O mundo do trabalho tem enfrentado desafios que afetam tanto a produtividade das empresas quanto a saúde emocional dos trabalhadores. De acordo com Milton Bettoni, especialista em gestão, as empresas precisam encontrar novas respostas para essa realidade, que não é nova.

    Muitos profissionais, principalmente os mais jovens, quando pressionados, têm optado por se demitirem. E embora esse movimento demande novas respostas dos gestores, também prejudica o desenvolvimento da carreira de quem está chegando ao mercado de trabalho.

    Segundo Bettoni, a reação passional ao funcionamento das empresas pode prejudicar a carreira dos trabalhadores, afetando a empregabilidade e credibilidade profissional.

    Bettoni destaca que as novas gerações têm dificuldades em lidar com a pressão, o que reduz suas chances de crescer hierarquicamente nas empresas.

    Ele lembra que até mesmo empresas com cultura mais leve, como o Google, ainda possuem certa pressão e exigem dos profissionais.

    Equilíbrio – Para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo, é fundamental que o líder entenda as diferenças entre as pessoas e saiba cobrar individualmente dos colaboradores. Isso é possível com a liderança situacional, que busca entender as particularidades de cada profissional e manter uma linha central de trabalho.

    Bettoni cita que contar com pessoas com perfis emocionais distintos torna a empresa mais competitiva. Na opinião dele, ter uma equipe com pessoas diferentes faz com que funcionem de maneira complementar. Mas, para isso, é necessário que o líder esteja aberto a aprender e desenvolver habilidades para lidar com essas novas exigências do mercado.

    Em resumo, é necessário encontrar um equilíbrio entre a pressão necessária para alcançar resultados e o bem-estar emocional dos trabalhadores. Para isso, os gestores precisam entender as particularidades de cada colaborador, imprimir uma liderança situacional e garantir uma equipe multidisciplinar e complementar. 

    O líder pode aprender e desenvolver habilidades para lidar com essas novas exigências do mercado, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo para todos.

    Serviço:

    Milton Bettoni atua há mais de 12 anos como mentor, palestrante e consultor de várias Associações Comerciais e Industriais do estado do Paraná e Instituto Mercosul, onde realiza treinamentos distintos para capacitação de Profissionais de Vendas, Gestão Comercial, Liderança e Implementação e Reestruturação de Departamentos Comerciais.

    Veja o Instagram de Bettoni

    Comentários estão fechados.