Paraná teve crescimento de 156% no número de médicos desde 2000

Número de médicos aumenta no Paraná e em todo o Brasil, mas há um cenário de desigualdade na distribuição e acesso a esses profissionais.

  • De acordo com os dados do Conselho Federal de Medicina, o Paraná contabiliza, atualmente, 31.723 médicos ativos, o que corresponde a uma proporção de 2,74 profissionais por habitantes.

    No início dos anos 2000, havia 12.356 médicos no Paraná. Ou seja, houve um crescimento de 156% no número de profissionais de medicina no estado desde então.

    Com isso, o Paraná é o quinto maior contingente de médicos, atrás apenas de São Paulo (151.977), Rio de Janeiro (63.767), Minas Gerais (60.476) e Rio Grande do Sul (33.630).

    No entanto, a maioria dos médicos paranaenses estão concentrados na capital do estado, com um total de 13.860 profissionais (43,7% do total do Paraná).

    Escala nacional

    Esse aumento no número de médicos pôde ser percebido em todo o país. Atualmente, o Brasil contabiliza 546 mil médicos ativos, uma proporção de 2,56 profissionais por mil habitantes.

    O número, segundo registros dos conselhos regionais de Medicina, mais que dobrou nos últimos 20 anos.

    Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), o crescimento acelerado do número de escolas médicas e de vagas na última década levou a um aumento sem precedentes no número de profissionais no país.

    Apesar do crescimento, a desigualdade segue a tendência dos últimos anos.

    Embora o Brasil tenha um número absoluto suficiente de médicos para atender toda a população, a distribuição desses profissionais é um obstáculo.

    Com taxa por mil habitantes de 3,39, o Sudeste concentra a maior parte dos médicos, seguido pelas regiões Centro-Oeste (3,10) e Sul (2,95).

    O Norte e o Nordeste, por outro lado, possuem densidade de médicos por 1.000 habitantes abaixo da média nacional —1,45 e 1,93 respectivamente.

    Isso acontece, principalmente, devido às más condições de trabalho e falta de estrutura em algumas localidades, o que leva muitos médicos a se concentrar em capitais ou cidades com melhor infraestrutura. Assim, a maior parte da população continua com dificuldade para ter acesso à saúde.

    Com informações do Portal Bem Paraná e Agência Brasil.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @8photo

    Comentários estão fechados.