O Home Office é a realização dos trabalhos que eram realizados presencialmente e passaram a ser realizados a distância. Essa alternativa da execução das tarefas surgiu devido a pandemia da covid-19 e a e necessidade da continuidade dos trabalhos.
Atualmente, segue sendo parte do dia a dia de milhares de pessoas que descobriram uma maior produtividade nessa nova modalidade.
Apesar do Home Office e do Teletrabalho parecerem iguais, as duas modalidades possuem algumas particularidades diferentes. Enquanto o home office é feito a distância com a utilização de equipamentos telemáticos com a predominância da realização das tarefas no local de trabalho e esporadicamente em casa. O teletrabalho é feito predominantemente em casa com regulamentação na CLT.
Com essas crescentes modalidades de emprego ganhando cada vez mais destaque, o ideal é buscar capacitações, dicas e ferramentas que garantam melhores resultados na execução das tarefas e consequentemente possibilitem no alcance do sucesso profissional. Confira abaixo algumas dicas:
Ferramentas
As ferramentas e programas são primordiais para a execução dos trabalhos, quanto mais capacitações o profissional adquirir, mais terá facilidade e rapidez para realizar as atividades.
Atualmente, existem diversos programas que facilitam e contribuem para a interação entre os funcionários através das reuniões. Como:
- Sykpe;
- Google Hangout meet;
- Microsoft Team;
- Zoom;
- WhatsApp.
Em relação a organização do tempo para cada etapa das tarefas realizadas, existem três programas que contribuem:
- Microsoft To do– A principal função é planejar e organizar o tempo. Uma das funções mais importantes do programa, é compartilhar e atribuir tarefas.
- Google Calendar- Quando utilizado em conjunto com o Google Meet facilita no planejamento com a criação de reuniões mais facilmente.
- O Toogl- É voltado para a produtividade, com enfoque em repassar para os usuários como o tempo destinado para a realização dos trabalhos é investido em cada parte.
Para trabalhos em equipe com tarefas compartilhadas, 6 programas funcionam com êxito:
- Google drive– Gratuito
- Trello- Voltado para redes sociais
- Office 365– Pago
- Asana-Voltado para redes sociais
- Slack- Versão gratuita limitada (para uso completo é necessário realizar a compra).
- Yammer- Voltado para redes sociais
Dicas para trabalhar em Home Office e no teletrabalho
Apesar de muitos profissionais trabalharem nessas modalidades, o processo de adaptação ainda não foi finalizado. Com a pandemia, muitas empresas realizaram essa adaptação abruptamente, sem os devidos treinamentos necessários.
E para conciliar as atividades profissionais com a vida familiar, alguns pontos devem ser destacados.
Busque estabelecer horários de trabalho e intervalos
Para exercer as atividades pilares como a organização e planejamento são fundamentais. Nesse sentido, estabelecer horários para início, intervalo e término do expediente é primordial.
Uma dica é mandar o planejamento do horário para o chefe, supervisor ou gerente, para que fique evidente os horários que estão disponíveis para assuntos acerca do trabalho. Estabelecer um cronograma contribui para a execução das tarefas que são possíveis de serem realizadas no tempo proposto.
Defina um local para trabalhar
O indicado é destinar um local para montar um escritório ou um espaço que seja confortável para realizar as atividades. O ambiente necessita ser tranquilo, ter boa iluminação e com poucos objetos que possibilitem distrações.
Evite espaços com sofá ou cama, pois são destinados para o descanso e tornam-se convidativos para a realização de outras atividades e procrastinação.
Mantenha uma boa comunicação com colegas de equipe
O trabalho em casa não impossibilita na comunicação com colegas de equipe. O ideal é que os trabalhos em grupo, contribuições e alcance de metas sejam sempre discutidos para que toda a equipe compreenda o que está sendo realizado e quais metas e objetivos devem ser traçados para uma possível melhora dos resultados.
Imite a rotina que seria destinada para o trabalho presencial
Iniciar as atividades pouco tempo depois de levantar não contribuem para a produtividade. O indicado por especialistas é manter a mesma rotina que seria realizada para sair de casa. Ou seja, levantar, tomar banho, se arrumar com o uniforme e tomar um bom café da manhã. Essas atividades permitem que o dia seja mais produtivo com menos chances de procrastinação, pois o corpo estará mais disposto a trabalhar.
Siga essas dicas e garanta que a realização do seu trabalho na modalidade de Home Office ou teletrabalho tenha mais evidência para a empresa. Tendo em vista, que profissionais que traçam objetivos, planejam, buscam capacitação e realizam cronogramas tendem a garantir mais oportunidades e promoções de emprego que garantem o sucesso profissional.
Com informações do Grupo Humannova
Foto: DCStudio/Freepik
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