A cada seis minutos e meio, uma mulher sofre violência no Paraná

O Paraná registrou mais de 80 mil casos de violência contra a mulher no ano de 2021. Saiba o que fazer para denunciar.

  • O Paraná registrou mais de 80 mil casos de violência contra a mulher no ano de 2021. Saiba o que fazer para denunciar.
    Foto: Reprodução / Associação dos Magistrados Brasileiros

    Segundo um levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 80.744 casos de violência contra a mulher foram registrados no Paraná em 2021. Os dados se referem a crimes como homicídios (inclusive feminicídio), tentativas de homicídio ou feminicídio, lesão corporal dolosa/violência doméstica, ameaças, estupro e estupro de vulnerável, perseguição e violência psicológica.

    Isso quer dizer que, a cada seis minutos e meio, um caso de violência contra a mulher é registrado no Paraná.

    Em 2020, esse número chegava a 76.961 casos de violência. Ou seja, houve um aumento de 4,9% no número de registros de 2021.

    Boa parte desse aumento se deve à implantação de novas leis de segurança, como a criminalização da perseguição (stalking) e da violência psicológica no Paraná. Ambos os crimes passaram a integrar o Código Penal a partir de meados de 2021.

    Em 2020, foram feitos apenas dois registros de perseguição. Este número subiu para 2.878 em 2021.

    Em relação ao crime de violência psicológica, não houve nenhum registro em 2020, mas teve 481 ocorrências em 2021.

    Segundo os dados de violência contra a mulher em 2021, foram registrados:

    • 207 homicídios;
    • 75 feminicídios;
    • 320 tentativas de homicídio;
    • 61 tentativas de feminicídio;
    • 17.449 lesões corporais dolosas (violência doméstica);
    • 58.159 ameaças;
    • 1.114 estupros/estupros de vulnerável;
    • 2.878 casos de perseguição (stalking);
    • 481 casos de violência psicológica.

    AGOSTO LILÁS

    Os dados servem de alerta à comunidade e chamam a atenção para a campanha Agosto Lilás, instituída no Paraná pela Lei n° 19.972 de 2019, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a Lei Maria da Penha, bem como divulgar os meios e canais de combate às diversas formas violência contra a mulher.

    CANAIS DE DENÚNCIA

    O Paraná possui uma série de canais de denúncia para registro da violência contra mulher. Eles atendem os mais variados tipos de crimes e também oferecem acompanhamento especializado para cada situação.

    Um desses canais é o Disque-Denúncia 181, que registra e encaminha as denúncias para investigação. Funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e as denúncias também podem ser feitas pela internet, por meio do site www.181.pr.gov.br.

    O Ligue 180 também recebe denúncias de violências, inclusive de cunho político contra a mulher, além de compartilhar informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher e orientar sobre direitos e legislação vigente.

    O canal pode ser acionado por meio de:

    O atendimento está disponível 24h por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

    Outra opção são as Delegacias da Mulher (Deam) ou Delegacias de Polícia, que registram o Boletim de Ocorrência e apuram todas as informações e provas necessárias para o inquérito policial. Também é possível registrar um B.O. pela internet, no site da Polícia Civil.

    Comentários estão fechados.