Apenas 37% dos homicídios no Brasil são solucionados, aponta pesquisa

Um levantamento divulgado pelo Instituto Sou da Paz revela que entre os homicídios cometidos no Brasil em 2019, apenas 37% foram solucionados.

  • Um levantamento divulgado pelo Instituto Sou da Paz revela que entre os homicídios cometidos no Brasil em 2019, apenas 37% foram solucionados.
    Imagem: Freepik / Foto criada por @fabrikasimf

    O Instituto Sou da Paz divulgou nesta terça-feira (2) um levantamento de homicídio no Brasil em 2019. A pesquisa “Onde Mora a Impunidade” revelou que apenas 37% dos casos são solucionados e levados à justiça – o que representa uma queda de sete pontos percentuais comparado ao ano de 2018.

    Entre os estados que enviaram informações com a qualidade necessária para compor o índice, Rondônia foi o estado que mais esclareceu homicídios ocorridos em 2019, com percentual de 90% de esclarecimento, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 86%, e Santa Catarina, com 78%.

    Já o estado com a menor taxa de esclarecimento de homicídios foi o Rio de Janeiro, com 16% de taxa de elucidação de homicídios, porém que avançou dois pontos percentuais em relação à última edição da pesquisa. O estado com a segunda pior taxa é o Amapá, com 19%, seguido de Bahia, Pará e Piauí, cada um tendo esclarecido 24% dos homicídios ocorridos em seus territórios em 2019.

    Para Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, o baixo percentual nacional de esclarecimento de homicídios e a enorme variação entre os estados mostra que o Estado brasileiro ainda tem muito a avançar para aumentar a resposta a esses crimes, garantido aos familiares e à sociedade o direito à verdade e a justiça em relação a essas vítimas.

    “A  análise sobre o percentual dos homicídios esclarecidos ajuda a mostrar que o país precisa priorizar e reforçar sua capacidade de investigar e processar esses crimes, que são os mais graves e que atentam contra a vida das pessoas”, afirma Carolina. “Sabemos que nosso sistema de segurança pública e de justiça criminal ainda foca muitos esforços nos crimes patrimoniais e em outros sem violência,  impulsionando prisões provisórias que  lotam o já saturado sistema prisional. É preciso dirigir os esforços e os investimentos, sobretudo, para a investigação e esclarecimento dos crimes contra a vida, onde, de fato, mora a impunidade”, diz.

    Clique aqui para ver o levantamento completo.

    DADOS INCOMPLETOS

    Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal enviaram as informações completas; sete mandaram dados parciais.

    Consequentemente, alguns estados brasileiros não entraram para a pesquisa “Onde Mora a Impunidade”, uma vez que a falta de dados consistentes impossibilita o cálculo do indicador.

    Comentários estão fechados.