O turismo no Brasil cresceu 47,7% em abril de 2022 comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O faturamento do setor, no mês, foi de R$ 15,3 bilhões. No acumulado deste ano, a expansão chega a 32,2%, entretanto, ainda há queda de 7,5% em relação a abril de 2019.
O maior crescimento no quarto mês deste ano foi observado no transporte aéreo, de 159,7%, na comparação anual. O faturamento foi de R$ 4,6 bilhões, mesmo nível de abril de 2019, em valores corrigidos pela inflação. Os feriados de Sexta-feira Santa, Tiradentes e os desfiles de Carnaval contribuíram para o avanço, além da ampliação da malha aérea.
Já os serviços de alojamento e alimentação tiveram o segundo maior desempenho, com alta de 56,1% e ganhos de R$ 4,5 bilhões. As atividades culturais, recreativas e esportivas também tiveram crescimento, de 21,7%. O transporte aquaviário foi o único que registrou queda, de -2,3%. No acumulado de 2022, o turismo no geral teve alta de 32,2%.
Segundo a FecomercioSP, os resultados de abril são positivos. Porém, os custos altos puxados pela inflação são um desafio para as empresas, pois dificultam a rentabilidade e o não repasse aos consumidores. A Federação alega que, se a inflação continuar elevada, pode comprometer o desempenho no segundo semestre, reduzindo a magnitude de expansão, ainda que a perspectiva seja de crescimento.
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