Embaixada do Brasil em Kiev confirma morte de brasileiro que lutava na Ucrânia

A morte de André é a primeira de um brasileiro a ser oficialmente confirmada no conflito iniciado com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro.

  • O Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte do brasileiro André Hack Bahi, de 43 anos, que combatia ao lado das tropas ucranianas na região do Donbas, epicentro do conflito nas últimas semanas. A confirmação da morte do brasileiro chegou nesta quinta-feira (9) por meio da Embaixada do Brasil em Kiev.

    Natural de Porto Alegre, André Hack Bahi faleceu em confronto com tropas russas em Severodonetsk, informou o Itamaraty, cidade que é o último bastião da resistência ucraniana em Luhansk, e que, de acordo com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, definirá o futuro de Donbas.

    A morte de André é a primeira de um brasileiro a ser oficialmente confirmada no conflito iniciado com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro.

    O Itamaraty já havia informado na segunda-feira (6) que a Embaixada em Kiev estava apurando os relatos de que um brasileiro teria morrido em conflito em território ucraniano, mas não havia confirmado a morte.

    Em entrevista ao Estadão na quarta-feira (8), a irmã do soldado, Tatiane Hack Bahi, afirmou que tinha esperanças de encontrar o irmão vivo. “

    Amigos e combatentes que atuaram no front da guerra junto com André têm publicado a notícia de sua morte nas redes sociais. Na quarta-feira, (8)  o soldado brasileiro André Kirvaitis fez uma homenagem ao seu colega brasileiro, onde publicou um vídeo no Instagram. “Mais um soldado ânimo, que como outros deu a vida em combate pela liberdade e pela paz, eu não vou deixar seu nome ser esquecido, obrigado por tudo irmão, você está na verdadeira vida agora, a terra é uma breve passagem perto da eternidade, você cumpriu sua missão com honra”, diz o texto.

    Tanto o perfil de Kirvaitis como o de Bahi no Instagram divulgam um link da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, para a qual os brasileiros dizem ter se voluntariado. O site, lançado pelo governo ucraniano em março, dá instruções a estrangeiros de pelo menos 60 países de como se voluntariar. Na aba dedicada ao Brasil, as instruções levam ao site e às informações de contato da Embaixada da Ucrânia.

    Estadão Conteúdo por Luciano Nagel

    Comentários estão fechados.