Maio teve chuvas desproporcionais em diversas regiões do Paraná

Chuvas no mês de maio no Paraná foram desproporcionais:  Em 15 regiões houve aumento nas chuvas, mas em outras 19 elas ficaram abaixo da média.

  • Chuvas no mês de maio no Paraná foram desproporcionais:  Em 15 regiões houve aumento nas chuvas, mas em outras 19 elas ficaram abaixo da média.
    Foto: DEFESA CIVIL DO PARANÁ

    Os dados do Simepar sobre as precipitações em 35 estações meteorológicas apontam para uma relação desproporcional da chuva no Paraná entre o acumulado para maio deste ano e a média histórica para o mês. Em 15 regiões houve aumento nas chuvas, mas em outras 19 elas ficaram abaixo da média – em uma, Guaíra, houve “empate técnico”.

    As chuvas concentradas nesta semana na Região Metropolitana de Curitiba e no Oeste e Sudoeste do Estado ajudaram essas regiões a ficar com registros acima da média. Isso ocorreu em Curitiba, Pinhais, Guaratuba, Cerro Azul, União da Vitória, Palmas, Pato Branco e Santa Helena. Em Rio Negro, na divisa com Santa Catarina, a Defesa Civil foi acionada para ajuda humanitária devido ao temporal que ocorreu neste domingo (29). Em São Miguel do Iguaçu, onde choveu mais de 250 mm, o índice pluviométrico ficou 65% acima da média histórica.

    No Norte e no Noroeste aconteceu o contrário e a precipitação ficou abaixo do previsto para o mês. Foi o caso de Cianorte, Campo Mourão, Londrina e Maringá. No Oeste também houve exceções, como Toledo, Cascavel e Assis Chateaubriand.

    Na Capital, mais da metade dos 135 mm de chuva aconteceu nos últimos três dias de maio. O nível de água do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba está em 89,87%, com três barragens em 100%, segundo a Sanepar.

    Confira os gráficos abaixo:

    Foto: SIMEPAR – PARANÁ
    Foto: SIMEPAR – PARANÁ

    Junho

    O dia 1º de junho marcou um início chuvoso para o mês de junho na metade Sul do Estado, mas a tendência é de tempo firme no fim de semana.

    Dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias do Paraná.

    Comentários estão fechados.