Criminosos usam links de vagas de emprego para roubar dados ou dinheiro

Compartilhar

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) fez um alerta sobre um golpe de emprego em que criminosos se utilizam de programas de mensagens no celular para oferecer vagas de serviços que não existem para roubar dados, senhas e dinheiro.

“Ou seja, você vai clicar em um link malicioso e várias coisas podem acontecer, ou ele pode por exemplo pegar o seu app de conversa e ter acesso aos seus contatos e aplicar outros golpes contra seus contatos, ou ele pode simplesmente invadir o seu dispositivo e roubar os seus dados bancários, de contas, senhas, entre outros”, afirma o delegado.

Segundo a polícia, várias pessoas contam ter recebido uma mensagem pelas redes sociais, principalmente WhatsApp, dizendo que foram selecionadas para ter acesso à uma vaga de emprego, em que trabalhando em pouco tempo, podem ganhar de R$ 500 a R$ 3 mil.

De acordo com  o levantamento de uma empresa de segurança digital, entre setembro do ano passado até fevereiro deste ano, 608 mil tentativas desse tipo de golpe foram catalogadas no país, chegando em média de 4 mil por dia.

“Nós temos notado durante as últimas semanas um aumento de vítimas vindo até a delegacia fazer boletim de ocorrência por tentativa de estelionato, ou seja, elas se atentaram que era um golpe, não clicaram, não fizeram pagamento de valores, mas vão até as delegacias de polícia mostrar quais são os números utilizados, ou eventualmente as contas utilizadas pelos estelionatários”, disse o delegado Emmanuel David.

Conforme o último recorte do primeiro trimestre de 2022 a taxa de desocupação no Paraná ficou em 6,8% no estado, quatro pontos percentuais abaixo da média nacional (11,1%). Ou seja, 5,7 milhões pessoas estão sem trabalho e podem ser vítimas desses criminosos. 

Imagem – reprodução/RPC 

 

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas