Chega a 100 o número de mortes devido às chuvas em Pernambuco

O número de vítimas foi atualizado hoje (31) pelas forças de segurança pública e defesa social do estado.

  • Equipe de 436 profissionais trabalha em buscas de vítimas

    Subiu para 100 o número de mortes confirmadas em Pernambuco, devido a deslizamentos e enxurradas causados por chuvas que assolam o estado desde o dia 25.

    O número de vítimas foi atualizado hoje (31) pelas forças de segurança pública e defesa social do estado.

    Bombeiros, servidores da Defesa Civil, das Forças Armadas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão atuando em quatro áreas de deslizamento e dois locais onde duas pessoas teriam sido levadas por enxurradas. Todas localizadas na região metropolitana do Recife.

    Ao todo, 436 profissionais trabalham com a ajuda de embarcações, cães de busca e aeronaves. “As buscas se concentram na localização de 16 vítimas das fortes chuvas, sendo 14 por soterramento, em áreas da Vila dos Milagres, Jardim Monteverde, Curado IV e Areeiro. Outras duas pessoas teriam sido levadas pelas enxurradas, sendo uma em Jaboatão Centro e outra em Paratibe (Paulista)”, informa a Secretaria de Defesa Social do estado.

    “Há 14 casos confirmados, com nomes já identificados, depoimentos de parentes, e outros dois em que algum morador apontou a ausência ou cujo relato está impreciso, mas que também são objeto de atenção. Os dois casos ocorreram na Vila dos Milagres”, explicou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

    Desabrigados

    Segundo a Central de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) até o momento 6.198 pessoas estão desabrigadas. Os locais que apresentaram maiores volumes de chuva foram Goiana (65 mm), Cabo de Santo Agostinho (63 mm), Paulista (35 mm) e Recife (30 mm).

    A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê a “continuidade de chuvas rápidas ao longo do dia, com volumes moderados, tanto na região metropolitana do Recife como na Mata Norte”. “Na Mata Sul, Agreste e Sertão as chuvas serão isoladas, com poucos acumulados. A mesma previsão é válida para amanhã”, acrescenta a Apac.

    Diante da situação, a Defesa Civil mantém o alerta para deslizamentos, por conta das condições do solo, ainda encharcado nas áreas afetadas.

    Situação de emergência

    São 24 municípios em situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro e Passira.

    Informações da Agência Brasil

    Comentários estão fechados.