Abolição da escravidão no Brasil completa 134 anos

Imagem: Biblioteca Nacional

Nesta sexta-feira, 13 de maio de 2022 a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, completa 134 anos. A legislação foi assinada pela princesa Isabel, filha de Dom Pedro II.

A luta por igualdade ainda faz parte da realidade do país, principalmente por parte das pessoas negras. Em um país miscigenado como o Brasil, ações e atividades visando a educação e igualdade da população é muito importante.

A Lei 7.716/89 também chamada de “Lei do Racismo”, pune todo e qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja por conta da origem, raça, sexo, cor ou idade de uma pessoa, e prevê de 2 a 5 anos de prisão para condenados.

No início deste mês de maio, Maringá teve o 13º Festival Afro-brasileiro, no Teatro Reviver Magó, onde apresentações artísticas de artistas afro-brasileiros, que representaram a cultura afro, foram performadas.

Entre o dia de hoje, 13, e o dia 15 de maio, acontece o 4º Festival Obá Xirê: Reverência e Celebração, que é  promovido pelo Baque Mulher. O festival tmbém possui como tema a aspectos da cultura afro-brasileira. Clique AQUI para ver a programação completa.

A luta contra o racismo é dever de todos na sociedade, mas dar espaço para ativistas e pessoas negras, para que elas falem sobre suas vivências e consigam protagonismo e representação é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.