No dia 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. O feriado faz alusão à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, o herói e mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes foi uma das figuras mais importantes do Brasil Colônia, como líder do movimento que buscava a emancipação da Capitania de Minas Gerais em 1789, que se posicionava contra o domínio colonial português. Vamos conhecer mais sobre essa figura e sua história.
História de Vida
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal.
Antes de se tornar líder da revolta, ele exerceu diversas funções, a primeira delas sendo dentista amador, onde ganhou o apelido de “Tiradentes”. Também teve outras profissões como: tropeiro, minerador, mascate e mercador ambulante. Apesar das tentativas, os trabalhos não davam certo.
Mais tarde, Tiradentes conseguiu ingressar na força militar da Capitania de Minas Gerais, no posto de alferes.
A Inconfidência Mineira
No século 18, a Capitania de Minas Gerais era a mais rica do Brasil, principalmente pela extração de ouro e diamantes na região. Assim, a Coroa Portuguesa tentava manter todo o controle sob a capitania. No entanto a relação entre os habitantes da capitania e a Coroa Portuguesa se desgastava cada vez mais, principalmente pelo aumento da cobrança de impostos.
Em 1776, os Estados Unidos tinham acabado de se tornar um país independente, o que impulsionou países de todo o mundo a buscarem independência também.
Nessa época, as ideias iluministas também estavam sendo trazidas ao Brasil, com ideais de liberdade, fraternidade e igualdade. Tendo essas ideias como inspiração, Tiradentes se juntou aos intelectuais iluministas e começou a elaborar estratégias para tirar o governador da Capitania de Minas, Visconde de Barbacena, do poder.
Foi aí que começou a Inconfidência Mineira.
Os integrantes do movimento separatista ficaram conhecidos como inconfidentes. A maioria era membro da elite mineira, com exceção de Tiradentes. Porém, Joaquim José ficou conhecido como o líder das estratégias políticas.
Fim da Revolução
Mesmo com a idealização da revolução, o movimento nunca chegou a ser iniciada de fato, pois a conspiração tinha sido descoberta pela Coroa Portuguesa. Foram feitas seis denúncias sobre a revolta, a mais importante delas realizada por Joaquim Silvério dos Reis: um dos inconfidentes que traiu a causa para conseguir o perdão de suas dívidas com a Coroa.
Tiradentes e outros inconfidentes foram presos e passaram por um julgamento que durou três anos pela tentativa de revolta. Muitos deles negaram seu envolvimento com a Inconfidência Mineira, com exceção de Tiradentes.
Em 1792, a sentença dos inconfidentes determinou a pena de morte para dez pessoas, mas nove delas tiveram suas penas amenizadas e foram, ao invés disso, condenados a serem expulsos do Brasil. Com isso, apenas Tiradentes foi condenado à morte.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado e, em seguida, decapitado, sua morte servindo de exemplo do que aconteceria àqueles que se revoltassem contra a Coroa.
Significado do feriado
Foi apenas em 1889, quase 100 anos após a sua morte, que Tiradentes recebeu reconhecimento por todo o Brasil. Com a Proclamação da República, sua figura foi exaltada por republicanos como herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, foi estabelecido como feriado nacional.
Comentários estão fechados.