Você já ouvir falar no Dia Mundial do Sono?

O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de ter um sono equilibrado para a saúde.

  • Pois é, hoje, 18 de março, se comemora o Dia Mundial do Sono. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de ter um sono equilibrado para a saúde.

    A campanha da Sociedade Mundial do Sono (World Sleep Society) em 2022 é “sono de qualidade, mente sã, mundo feliz”.  Aqui no Brasil, a Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) organizam a Semana do Sono. O evento acontece de 18 a 24 de março de 2022, pelas redes sociais.

    Existem mais de 100 distúrbios do sono, como a apneia central, insônia, bruxismo, sonambulismo e o movimento periódico de pernas. Sintomas como ronco e cansaço durante o dia são sinais que indicam necessidade de ajuda médica. Principalmente em tempos de pandemia, a privação do sono também pode afetar a saúde mental.

    A quantidade de horas que uma pessoa precisa dormir, varia com alguns fatores, como a idade por exemplo. Confia aqui a cartilha “sono normal” da ABS. De qualquer maneira, é importante criar alguns hábitos que ajudam a garantir boas noites de sono, como a prática de atividades físicas, evitar luzes e barulhos na hora de dormir e adotar uma rotina de horário regular.

    Como afirma a cartilha “sono normal”, uma boa noite de sono também depende de um psicológico equilibrado, ou seja, cuidar da saúde mental também é importante para dormir bem.

    Comentários estão fechados.