Balanço do Procon mostra que empresas de telefonia e bancos lideram reclamações no Paraná

Só no ano passado foram contabilizados aproximadamente 188 mil atendimentos realizados através da Plataforma do Consumidor. Desse total, cerca de 21 mil corresponderam à abertura de processo administrativo, a maioria contra empresas de telefonia e bancos.

  • No Dia Internacional do Consumidor, celebrado nesta terça, 15 de março, o Procon-PR publica o balanço de serviços prestados em 2021. Só no ano passado foram contabilizados aproximadamente 188 mil atendimentos realizados através da Plataforma do Consumidor. Desse total, cerca de 21 mil corresponderam à abertura de processo administrativo, a maioria contra empresas de telefonia e bancos.

    Mesmo com a pandemia, e a consequente necessidade de isolamento social, o Procon-PR continuou prestando serviço aos consumidores por intermédio da plataforma online.

    “O canal de atendimento online do nosso Procon facilitou a vida do consumidor, pois o mesmo atendimento feito presencialmente foi executado sem a necessidade de contato pessoal, fazendo com que o consumidor ganhasse tempo e economizasse dinheiro no possível deslocamento até a sede física do órgão”, explicou Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho, pasta à qual o Procon-PR é vinculado.

    “A plataforma tem se mostrado cada vez mais efetiva, uma vez que possibilita a interlocução direta entre os consumidores e fornecedores de forma online, o que faz com que o cidadão não precise se deslocar para reclamar. Em 2021, a plataforma apresentou o índice de 80% de resolução dos casos”, destaca a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.

    Balanço
    O levantamento do Procon-PR traz outras informações relevantes para a população, entre elas, a lista das 75 empresas com maior número de atendimentos, incluindo todos os tipos – informação ou simples consulta até abertura de processo administrativo. Empresas de telefonia e bancos têm maior volume de atendimentos.

    O documento traz também a relação das empresas com mais de 50 reclamações em 2021 e com índice de resolutividade superior a 70%, ou seja, as que mais resolveram os casos reportados.

    Outro destaque são os assuntos e problemas mais recorrentes em 2021. O relatório mostrou que o banco comercial foi um dos campeões de reclamações, somando 1.141 casos, o que se explica pelo cenário econômico que levou o consumidor a buscar auxílio na negociação de débitos e financiamentos.

    Outro problema que aparece no topo da lista, com 3.640 reclamações é o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. De acordo com a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, o consumidor não encontra uma solução espontânea junto aos canais de atendimento das empresas, o que faz com que busque auxílio nos órgãos de defesa do consumidor.

    Acesse o balanço completo AQUI.

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