Crea-PR recebe indicações para o Prêmio Melhores TCCs até dia 2 de maio

Professores dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências podem indicar trabalhos de conclusão de curso que foram apresentados em 2021.

  • Claudemir Prattes: “A premiação é um incentivo na participação do egresso, futuro profissional do Sistema Confea/Crea, na sua contínua formação e aproximação com Conselho” / Foto: Assessoria Unidep

    Já está aberto o período para indicação de trabalhos ao Prêmio Melhores TCCs, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que acontece anualmente com o apoio do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Entidades de Classe (CDER) e do Colégio de Inspetores. O objetivo é valorizar o conhecimento técnico e científico às áreas da afetas ao Sistema Confea/Creas (Engenharia, Agronomia e Geociências) e proporcionar a difusão da produção acadêmica aos profissionais. Nesta premiação, o Crea-PR ainda conta com participação de parceiros Institucionais, como a CredCrea e Mútua.

    Através de Edital para indicação, eleição e premiação dos melhores TCCs, as coordenações dos respectivos cursos têm até o dia 2 de maio para indicar os TCCs nas seguintes modalidades: Civil; Elétrica; Mecânica e Metalúrgica; Química; Geologia e Minas; Agrimensura; Agronomia; Especiais (Segurança do Trabalho), os quais poderão ser premiados do 1º ao 3º colocado de cada modalidade.

    “A indicação é realizada pelos professores dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências dos trabalhos de conclusão de curso que foram apresentados em 2021”, explica o Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes. Os coordenadores de curso das áreas afetas ao Sistema Confea/Creas podem realizar a indicação de até cinco trabalhos. Basta clicar no “Acesso Restrito das Instituições de Ensino”, no site do Crea-PR.

    Após o término do período de indicação, os TCCs indicados por cada regional do Crea-PR passarão por avaliação e posterior eleição, levando em consideração critérios de “aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional”, “grau de inovação” e “nível de abrangência do tema”. Os Colegiados Estaduais terão até 31 de julho de 2022 para eleger os melhores TCCs, sendo que o Crea-PR anunciará no seu site institucional a classificação na primeira semana de agosto.

    A premiação oportuniza os autores dos três melhores TCCs de cada modalidade, a submeter a sua produção para publicação na Revista Técnico-Científica do Crea-PR, desde que respeitados os requisitos da Política Editorial. Também é realizada a entrega de certificados do “Prêmio TCC”, e possibilidade de ter os seus trabalhos expostos em forma de banner na “Mostra de TCCs”, que acontece durante o Fórum de Docentes e Discentes, Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) e o Fórum de Inspetores do Crea-PR.  Além disso, todos os TCCs inscritos serão disponibilizados na Biblioteca Virtual do Conselho.

    “A premiação é um incentivo na participação do egresso, futuro profissional do Sistema Confea/Crea, na sua contínua formação e aproximação com Conselho, oportunizando a melhoria e estreitamento nas relações com as instituições de ensino parceiras”, pontua Claudemir. Segundo ele, nos últimos anos a quantidade de TCCs indicados aumentou consideravelmente, chegando a alcançar mais de 200 trabalhos em 2021.  A expectativa para 2022 é de superar mais de 300 trabalhos inscritos, o que torna o prêmio o maior reconhecimento da categoria em todo o país.

    Vencedores recebem menção honrosa

    Rafael Welington Sanitá e Everton Luiz Morelatto, que conquistaram o primeiro lugar em Engenharia Elétrica no prêmio Melhores TCCs do Estado, do Crea-PR, foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná com menção honrosa, no dia 18 de fevereiro. A proposição foi do deputado Luiz Fernando Guerra, pelo projeto “Análise de implantação de uma usina de geração de energia elétrica através de resíduos sólidos urbanos em Pato Branco”.

    Marcio Loss (representando o deputado Luiz Fernando Guerra), o professor Ithalo Hespanhol de Souza, Ricardo Bertoncello (coordenador dos cursos de Eng. Elétrica e Eng. Civil do Unidep), Everton Luiz Morelatto, Rafael Welington Sanitá e Diogo Colella (gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR). Foto: Assessoria Unidep. 

    O projeto, que contou com a orientação do professor Ithalo Hespanhol de Souza (também homenageado com menção honrosa) foi defendido em 2019 e vencedor na modalidade Engenharia Elétrica, na edição de 2020. Por conta das restrições relacionadas à pandemia, a entrega das menções foi realizada apenas agora, durante a formatura de turmas de Engenharia Elétrica e Civil, no auditório do Unidep, em Pato Branco.

    Sobre o Crea-PR

    O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

    Para consultar o regulamento e o edital, bem como outras informações sobre a indicação, eleição e divulgação dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs pelo Crea-PR, clique aqui.

    Comentários estão fechados.