Saiba quem é o inventor da vacina contra a catapora, Michiaki Takahashi

Compartilhar

Nesta quinta-feira (17) o Google homenageou o virologista japonês Michiaki Takahashi, já falecido.

Takahashi completaria 94 anos hoje, e foi responsável por criar a vacina contra a catapora, que se tornou disponível para a população japonesa na década de 80.

Formado em medicina na Universidade de Osaka, cidade em que nasceu no Japão, em 1959 passou a ser professor assistente no Instituto de Pesquisa de Doenças Microbianas. Michiaki Takahashi teve grande participação em pesquisas sobre o sarampo e a poliomielite, e também liderou pesquisas sobre desenvolvimento de vacinas.

O doutor Michiaki Takahashi 

Na década de 60, ele e sua família se mudaram para os Estados Unidos, onde Takahashi havia ganhado uma bolsa de pesquisa no Baylor College, no estado do Texas. Nessa época seu filho de três anos contraiu catapora, e segundo relatos do próprio médico, o estado da criança era horrível. Felizmente o menino se recuperou, e então o virologista decidiu usar de seus conhecimentos para desenvolver uma vacina para a doença.

Michiaki retornou ao Japão em 1965, e com uma amostra do vírus Varicella zoster, começou os estudos para desenvolver a vacina. O imunizante passou por vários e rigorosos testes antes de ser disponibilizado para a comercialização, levando cinco anos para ficar pronto, e comprou sua eficácia.

O virologista se tornou diretor do Grupo de Estudos de Doenças Microbianas da Universidade de Osaka em 1994, e ocupou o cargo até se aposentar. Ele faleceu em 2013, aos 85 anos.

Graças a suas inúmeras pesquisas e determinação, a vacina desenvolvida por Takahashi salva vidas em muitos países do mundo até hoje.

 

 


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas