Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil

A multiplicação de tumores é mais rápida nas crianças, mas as chances de cura são de 80% de acordo com o Instituto Nacional de Câncer.

  • No dia de hoje, 15 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil. Os tipos de câncer mais comuns que afetam as crianças são leucemia, tumores do sistema nervoso central, linfomas e tumores sólidos.

    O câncer infantil possui características próprias que são diferentes em relação ao câncer em adultos. As células que sofrem mudança no material genético não amadurecem como deveriam e permanecem com características semelhantes da célula embrionária, se multiplicando rápida e desordenadamente.

    Por conta disso, a multiplicação do tumor é mais rápida nas crianças. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o organismo delas responde melhor à quimioterapia, com chances de cura de 80%.

    Sintomas

    O câncer infantil não tem relação com fatores ambientais ou de estilo de vida, por isso a importância do diagnóstico precoce. Alguns dos sintomas são perda de peso contínua e sem razão, inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações, protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local, hematomas excessivos ou sangramento entre outros que podem ser conferidos neste link no site do INCA.

    Comentários estão fechados.