Londrix VideoPoema terá também hip hop, slam e rap

O intuito é demonstrar que a literatura, aparentemente estática e destinada aos sites de livros digitais, pode atingir mais leitores através de novos recursos tecnológicos

  • Com o objetivo de propor profundo exercício da criatividade, a Mostra Londrix VideoPoema abre as inscrições aos interessados na experimentação de versos e vídeos, nos mais diversos formatos e suportes tecnológicos. Com tema livre, os projetos poderão ser inscritos para a 10ª edição do evento até o dia 8 de abril através do site www.londrixfestival.com.br

    A novidade da X Mostra Londrix VideoPoemas fica por conta da inclusão do Hip Hop/Slam/Rap, além de outras duas categorias previstas em edital: Videopoema Geral e Vídeopoema (apenas com declamação, sem utilização de recursos virtuais).

    Serão selecionados quatro vídeos das três categorias, com o tempo máximo de cinco minutos de duração. O material não precisa ser inédito, mas deverá ser confeccionado em língua portuguesa contendo as seguintes informações: nome e sobrenome do criador, endereço, breve biografia (cinco linhas), telefone e endereço de e-mail.

    O envio será feito por link da plataforma do YouTube. Não serão aceitos materiais com conteúdo ofensivo, racista ou discriminatór0io de qualquer espécie, ou que contenham discurso de ódio.

    A Mostra reafirma e amplia o intuito de demonstrar que a literatura, aparentemente estática e destinada aos sites on-line de livros, ganha acréscimos de leitores através de novos recursos tecnológicos, cada vez mais empregados.

    O discurso poético pode ser transmitido em diferentes plataformas. A interação ente a palavra escrita, falada ou imaginada pode encontrar, no suporte audiovisual, novas formas de expressão”,analisa Edra Moraes, idealizadora e coordenadora da Mostra.

    Ainda segundo ela, o resultado é o crescimento do hibridismo entre as artes.”Queremos, sobretudo, possibilitar uma vitrine que promova o entretenimento e reflexão a quem assiste e ouve os vídeos. Ou seja, comprovar que a poesia é para ser lida com todos os sentidos”, complementa.

    Iniciativa bem sucedida

    Patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), via projeto 21-116, a X Mostra Londrix VideoPoemas é uma das mais bem-sucedidas iniciativas do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, que será realizado entre 9 e 14 de maio. O evento, um dos mais importantes de Londrina, também é patrocinado pelo Promic.

    A realização da Mostra é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina/Museu Histórico de Londrina.

    A curadoria da Mostra fará a seleção dos vídeos inscritos entre 9 e 19 de abril. Os participantes escolhidos em cada categoria serão comunicados no dia 20 de abril. Os projetos contemplados terão divulgação nas redes e canal do YouTube do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, a partir do dia 25 de abril.

    A exibição pública dos VideoPoemas selecionados ocorrerá no Museu Histórico de Londrina, durante a programação do LONDRIX/2022.

    Informações sobre videopoemas

    O pensamento primeiro sobre poesia remete, imediatamente, à imagem do livro clássico preenchido com versos, rimas e métricas – expediente válido, claro. No entanto, há inquietudes em escritores e cineastas – profissionais ou iniciantes – reveladas na utilização de novas tecnologias.

    O vídeopoema traduz os atuais tempos da fusão entre poesia e vídeo. Tal hibridismo recria versos com imagens e cenas, além da interpretação dos criadores e suas experimentações.

    Considera-se videopoema, o trabalho em vídeo que parta de um poema. A coordenação da X Mostra Londrix VideoPoema espera receber alguns trabalhos, que se encaixem em alguns termos.

    Por exemplo: “poesia eletrônica”; “new media poetry”, traduzido para “poesia das novas mídias”, poemas fílmicos, cine-videopoesia, infopoesia ou computer poetry, poesia multimídia para designar videopoemas e clipoemas (considerados sinônimos), independentemente do suporte de exibição (tela de cinema, aparelho de televisão, monitor de computador,etc).

    Londrina em quatro atos

    A exemplo das edições anteriores, a Mostra irá homenagear um trabalho de VideoPoema. Mais precisamente “Londrina em Quatro Atos”, texto do consagrado escritor e dramaturgo Renato Forin Jr.

    videopoema
    A Orquestra Acadêmica Bravi interpreta o poema sinfônico “Londrina em quatro atos” Foto: Divulgação

    Os versos do autor transformaram-se em quatro poemas sinfônicos, compostos por Daniel Simitan e Erisla Pastore, com execução da Orquestra Acadêmica Bravi. Direção artística de Jhonatan Santos e produção de Thalita Deldotti.

    Trata-se de uma homenagem literária-cênica-musical aos 87 anos de fundação de Londrina. O poema sinfônico narra, através de versos e acordes, a trajetória de uma senhora que chega aos 87 anos de idade, internada na UTI de um hospital vitimada pela Covid-19.

    Lá, ela rememora lembranças, afetos, sacrifícios, numa trajetória lírica e igualmente dolorida. “Londrina em Quatro Atos” estreou no dia 15 de dezembro do ano passado, via on-line. O vídeo pode ser acessado no site do Londrix: http://londrixfestival.com.br/

     

    Veja também

    Comentários estão fechados.