A cidade de Sarandi deveria estar movimentada neste domingo, 30 de janeiro, por folias de santos reis vindas de várias regiões do Paraná, com suas violas, seus cantos e suas danças, mas, devido ao avanço da covid-19 nas últimas semanas a prefeitura teve que cancelar o evento. Este é o segundo ano que o festival não acontece devido à pandemia.
O tradicional Festival de Folias de Santos Reis de Sarandi, o maior e mais importante evento folclórico da região, deveria acontecer no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, no Centro de Sarandi, e reuniria 12 companhias de reisado de diferentes cidades paranaenses.
O cancelamento foi decidido durante reunião do prefeito Walter Volpato (PSC), o vice-prefeito Wlademir Garbúggio (Republicanos) e o secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Cláudio de Souza. Segundo eles, não há condições seguras para realizar um evento deste tipo, com caravanas vindas de longe, pessoas viajando no mesmo ônibus ou VAN, a confraternização entre as folias e, além disso, o ginásio de esportes fica lotado pelo público, tanto de Sarandi quanto de cidades da região. Tudo isso pode contribuir para espalhar o vírus da covid ou mesmo da gripe.
Volpato lamentou o cancelamento, pois, segundo ele, “o festival é uma importante contribuição que Sarandi dá à cultura e à preservação de uma das mais importantes manifestações do povo brasileiro”.
Ficou decidido por Cláudio de Souza, Garbúggio e Volpato que assim que houver condições seguras para a realização de eventos, a prefeitura vai refazer o convite às companhias de reis de todo o Paraná e realizar o festival de Sarandi.
Em edições anteriores, o festival traz a Sarandi cerca de 10 folias, cada uma com características próprias e muita história, mostrando que esta é uma tradição que ainda vai durar muitos anos.
Comentários estão fechados.