Governo do Paraná investe R$ 7 milhões na renovação da frota da Vigilância Ambiental

São veículos com carroceria aberta para que possam transportar também bombas de fumacê e jaulas com animais

  • A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Paraná, que há mais de 10 anos não recebe viaturas novas, está renovando a frota de campo para o trabalho de suas equipes. Nesta quarta-feira, 26, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) entregou 42 caminhonetes modelo L200, que vão reforçar trabalhos como a captura e transporte de animais peçonhentos e a aspersão de inseticidas para controle de vetores, o chamado fumacê.

    Os veículos vão atender todo o Paraná e serão disponibilizados aos Núcleos de Vigilância Entomológica, às equipes de campo da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e à Seção de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos. O investimento da Secretaria de Saúde é de R$ 7 milhões.

    Ratinho Junior destacou que, ao mesmo tempo que combate a pandemia de Covid-19, o Governo do Estado estrutura outras áreas da Saúde que prestam atendimentos essenciais à população. “O trabalho da Vigilância Ambiental às vezes não é perceptível para o público, mas é fundamental, por exemplo, no controle da dengue e de outras doenças causadas por animais e outros vetores biológicos”, disse.

    “As equipes são responsáveis pela rastreabilidade e por fazer o fumacê para diminuir o número de insetos. São ações feitas geralmente em áreas rurais, nos rincões onde o acesso é mais difícil. Por isso é importante manter a frota atualizada”, afirmou o governador. “É a maior renovação da história de viaturas e equipamentos para esses profissionais, colocando a estrutura da Saúde mais próxima da população”.

    O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que parte da frota já é bastante antiga e teve um uso intenso. Com a chegada das novas caminhonetes, as mais antigas – de 1998, 2007 e 2008 – serão recolhidas. “Alguns carros que fazem fumacê no Interior do Estado estão com 25 anos de uso. Passam mais tempo em manutenção nas oficinas do que prestando trabalho. Temos que renovar, esse é momento”, disse.

    “São automóveis novos que suportam o peso das bombas de fumacê. Também temos carros que ficarão centralizados para a investigação de febre do Nilo, febre amarela, para a busca de macacos e morcegos infectados. Toda essa investigação epidemiológica do Paraná é reforçada com essa renovação”, explicou.

     

    Veja também

     

    Comentários estão fechados.