Polícia investiga 11,5 mil denúncias de violência contra idosos no Paraná

  • Cerca de 11.500 denúncias de violência contra idosos estão sendo apuradas pela Polícia Civil do Paraná no âmbito da Operação Vetus 2, lançada nesta sexta-feira, 15, em todo o País. A Operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e executada pela Polícia Civil.

    Com o objetivo de combater a violência contra idosos, nas próximas semanas a operação se dedicará a apurar denúncias recebidas via canais oficiais, de forma a instaurar inquéritos relacionados a tais práticas. Muitas denúncias foram registradas através do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mas também nos canais estaduais e municipais.

    Entre os que serão apurados está o de um asilo particular de Maringá, que foi fechado por determinação da Justiça depois que surgiram denúncias que os idosos estariam sendo maltratados e dois deles podem ter morrido em consequência de atos de violência que teriam sido praticados pelas proprietárias do asilo.

    A meta é concluir todo o trabalho até o dia 18 de novembro, portanto, dentro de um mês.

    “O trabalho também prevê a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas, cumprimento de mandados e medidas protetivas”, informou o Ministério da Justiça.

    As 11.551 denúncias que serão apuradas no Paraná foram processadas no período de janeiro a setembro de 2021. Na última edição da Vetus, em 2020, a Polícia Civil do Paraná apurou 556 denúncias no Estado, sendo que os registros eram relativos a abril e junho daquele ano.

    No Brasil, a primeira operação foi realizada em 2020, e apurou mais de 13 mil denúncias de violência contra idosos, e resultou na prisão de mais de 570 agressores em todo o país.

    Comentários estão fechados.