Mandaguari recebe recursos do programa Estradas da Integração para recuperar a Estrada São Carlos

  • Por meio do programa Estradas da Integração, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), o governo do Estado firmou parceria com vários municípios paranaenses para melhorias e conservação de estradas municipais. O objetivo é garantir vias em boas condições para o escoamento das safras agrícolas e os convênios foram firmados nesta época do ano para que cada município possa aproveitar o período de entressafras para melhorar estradas coletoras e vicinais.

    Mandaguari é um dos municípis benficiados e vai rece er R$ 1,5 milhão para a pavimentação de pedras irregulares da estrada rural São Carlos. A prefeita Ivonéia Furtado (Cidadania) e o vice-prefeito Jorge Marques, o Jorge do Alambique, participaram nesta terça, 24, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, da solenidade de assinatura do convênio com o Governo do Paraná.

    “Queremos agradecer, e muito, essa união com deputados e com o governador para melhorar a vida dos nossos moradores. Vamos investir esse recurso com responsabilidade e rigor. As estradas rurais e o homem do campo têm vez na nossa administração”, disse Ivonéia.

    “Queremos fortalecer a agricultura, o agronegócio e a agricultura familiar, que são tão importantes para Mandaguari e para o Paraná. A Estrada São Carlos é uma estrada importante para Mandaguari. Queremos dar o parabéns pelo seu trabalho e nos colocamos à disposição”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior à Ivonéia.

    Visão do progresso

    Segundo a prefeita, Mandaguari tem 570 quilômetros de estradas rurais. “Nós precisamos ter a visão de que é o agronegócio e a agricultura familiar que mais ajudam a economia do nosso município”, disse Ivonéia. Segundo a Seab, Mandaguari é destaque na produção de frango de corte, que representou 44% do Valor Bruto de Produção (VBP) do município em 2020.

    “Nós queremos colocar cada centavo desse dinheiro bem aplicado para fazer mais do que é necessário. Fazendo uma licitação correta, íntegra e transparente, com certeza vamos fazer um processo no qual o vencedor consegue entregar uma obra de qualidade”, complementou a prefeita.

    Ao todo, foram liberados pelo governador R$ 14.244.616,13 milhões em investimentos. Mais de 50 quilômetros de estradas rurais serão pavimentadas em 14 municípios paranaenses, além de Mandaguari.

    “Esse é o maior programa de pavimentação de estradas rurais do Paraná nos últimos 30 anos, que vem para melhorar a logística para atender a agricultura familiar e o agronegócio paranaense. Sempre se falou que o agronegócio ia bem da porteira para dentro, mas não tão bem da porteira para fora. Nós estamos mudando essa realidade, fazendo infraestrutura para as pessoas que precisam e que ajudam a movimentar a agricultura paranaense”, afirmou o governador.

    Os 15 municípios contemplados por esta fase do programa são, além de Mandaguari: Conselheiro Mairinck, Guapirama, Jaboti, Pinhalão e Salto do Itararé (Norte Pioneiro); Ivatuba (Noroeste); Pinhão e Porto Barreiro (Centro-Sul); São João e Coronel Vivida (Sudoeste); Ubiratã (Centro-Oeste); Astorga (Norte); Laranjal (Centro) e Agudos do Sul (Sul).

    Comentários estão fechados.