Gestores da Educação debatem formação continuada e qualidade do ensino

  • Gestores da educação das 30 cidades que integram a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) discutiram a qualidade no ensino e como ela está relacionada com a formação continuada dos professores. Na educação infantil, a qualidade do ensino e a formação continuada é um processo que passa pela possibilidade de se trabalhar com a arte e a literatura no ambiente escolar.

    Este tema foi a tônica da oficina “Educação Infantil e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) – Análises e Proposições Possíveis”, ministrada pela professora doutora Marta Chaves, nesta sexta-feira, 20, no Auditório Hélio Moreira, localizado na Prefeitura de Maringá.

    Durante duas horas, a pedagoga, doutora em Educação e integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) compartilhou exemplos e indicou caminhos para gestores da Educação das 30 cidades da área de abrangência da Amusep.

    Na oficina, ela defendeu a tese de que material didático para a educação infantil é uma referência; um centro de apoio para o professor desenvolver as atividades com os alunos e apresentou uma série de recursos didáticos de como explorar a contação de histórias, a música, o teatro e os livros para estimular e fixar o aprendizado das crianças.

    Gestores da Educação
    O encontro foi organizado pela Câmara Técnica da Educação da Amusep Foto: Divulgação

     

    Alívio

    Para a coordenadora da Câmara Técnica da Educação da Amusep, secretária Municipal de Maringá, professora doutora Tânia Periotto, a oficina foi produtiva e serviu para construir uma base de segurança para os gestores enfrentarem o desafio de, pela primeira vez na história da Rede Municipal de Ensino, definir o livro e o material didático para a educação infantil.

    “Vivemos um momento inédito. É preciso subsidiar os gestores com informações, mostrar argumentos e debater os requisitos básicos para amparar a escolha do material a ser adotado”, destacou.

    A oficina foi uma promoção da Câmara Técnica da Educação da Amusep, com apoio do Programa de Cooperação Educacional da Macrorregião Noroeste do Paraná, desenvolvido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

    Comentários estão fechados.