Mais da metade das pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Paranavaí não compareceu para a segunda dose na data agendada e, caso essas pessoas não procurem um posto de vacinação ou apresentem justificativa médica, podem ser multadas e ainda ter limitado o acesso a benefícios em órgãos públicos.
De acordo com um projeto que já foi lido na sessão da Câmara de Vereadores, deve ser multado em R$ 1 mil quem deixar de receber a segunda dose da vacina. Se houver aprovação da proposta pelos vereadores, a medida entra em vigor ainda em julho, no auge da vacinação contra o coronavírus.
O projeto é do Poder Executivo e já tem apoio de vários vereadores, que alegam estarem sendo negligentes os que ignoram a necessidade da segunda dose do imunizante.
Será considerado infrator quem, sem motivo médico justo, deixar de receber todas as doses recomendadas nos prazos previamente estabelecidos.
“Se a pessoa tomou a primeira dose, automaticamente já está reservada sua segunda dose, ou seja, temos vacina parada e milhares de pessoas precisando receber a primeira dose”, afirmou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, mais conhecido como Delegado Kiq, que pretende com a criação da obrigatoriedade da segunda dose levar o maior número possível de pessoas a completar a imunização.
“Com isso, esperamos contribuir para a redução dos contágios pelo coronavírus e, consequentemente, redução também das mortes”, diz.
O projeto já foi lido na Câmara e deverá ser votado nas próximas sessões.
Comentários estão fechados.