Mais 18 cidades da região seguem Campo Mourão e adotam o lockdown

  • Das 25 cidades que integram a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), 18 decidiram decretar lockdown como medida extrema para tentar impedir o avanço dos contágios pelo coronavírus na região. A suspensão das atividades consideradas não essenciais e mesmo algumas essenciais vai até domingo. Em Campo Mourão, porém, o lockdown prossegue até o dia 10 de junho.

    O número de cidades fechadas pode aumentar ainda hoje, pois em algumas os prefeitos, vereadores e entidades que representam o setor produtivo estão discutindo se adotam ou não a medida extrema. Apenas Engenheiro Beltrão e Terra Boa optaram por não fechar.

    A decisão dos prefeitos, com apoio das câmaras municipais, acontece em um momento em que os casos de contaminação pelo coronavírus estão aumentando na região e as cidades não têm estrutura médica para atender os doentes.

    Prefeitura de Campo Mourão
    Campo Mourão permanece fechada até o dia 10 de junho

    A cidade pólo da região, Campo Mourão, está com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e há muitas pessoas internadas em Pronto Atendimento, algumas intubadas e aguardando leito de UTI.

     

    Na contra mão da saúde

    Os prefeitos reclamam da atitude de alguns comerciais que insistem em não suspender as atividades de suas empresas por alguns dias e recorrem à Justiça pelo direito de funcionar. Reclamam também da atitude de alguns juízes que, com suas decisões, desfiguram as medidas tomadas pelas prefeituras e determinam a abertura de alguns setores que deveriam e poderiam ficar fechadas por apenas quatro dias.

    “Ficamos de mãos atadas”, disse um dos prefeitos que aderiram ao fechamento total das cidades. “Os municípios fizeram tudo o que podiam para conter o avanço do vírus, chegando mesmo a medidas extremas e antipáticas, mas é a alternativa que temos para conter a catástrofe que se avizinha”.

     

    Mercados abrem

    Em Campo Mourão, que está em lockdown desde quinta-feira, os supermercados, mercearias e padarias ganharam na Justiça o direito de abrir até sábado, porém com apenas 50% da capacidade e com a presença de apenas uma pessoa da família. No domingo o funcionamento não será aberto ao público, mas somente pelo serviço de delivery.

    Comentários estão fechados.