É FAKE que máscaras cirúrgicas novas tenham bichos que entram pela boca e nariz de quem as usa

  • Viralizou na internet um vídeo que mostra um experimento com vapor, possivelmente feito para desacreditar a proteção oferecida pelas máscaras faciais. O vídeo espalha versão de que seres vivos estão presentes nos equipamentos sem uso e entram no corpo de quem usa a máscara.

    Os especialistas refutam as imagens. A equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas fez experiência em laboratório e diz que o que aparece são fibras de tecido e não bichos.

    O vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma máscara cirúrgica que é colocada sobre o vapor d’água. No momento em que partículas pretas aparecem nas imagens, um locutor alega que são bichos que entram pela boca e pelo nariz de quem utiliza a proteção. É #FAKE.

    máscara combichos
    Um dos vídeos que circula nas redes sociais

    As agências de checagem de notícias agiram rápida e constataram a mentira. O que aparece nas máscaras após a exposição ao vapor não são seres vivos, mas fibras de tecido.

    O Fato ou Fake, que faz checagem para a TV Globo, jornal O Globo, rádios Globo e CBN, jornal Extra e jornal Valor, procurou cientistas, que fizeram em laboratório a mesma a experiência mostrada no vídeo.

    O experimento foi gravado em vídeo. O ensaio foi conduzido pelo gerente técnico Fernando Soares de Lima, pela pesquisadora Gabriele Paula de Oliveira Lima e pelo técnico especializado Douglas da Silva Santos.

    “Nós estamos trabalhando com avaliação de máscaras de forma geral e a gente conseguiu fazer algumas análises para avaliar essa questão do vídeo que foi enviada”, afirmou Gabriele ao Fato ou Fake.

    “A gente fez a mesma simulação do vídeo. A gente aqueceu água, colocou algumas máscaras cirúrgicas sobre o vapor d’água e a gente conseguiu observar que, de fato, quando a gente coloca a máscara sobre o vapor, algumas fibrinhas na cor escura saltam da máscara. A gente até achou interessante o fenômeno. Isso em algumas máscaras que a gente fez. A gente chegou a fazer uma microscopia”, diz Fernando. “São fibras. No processo de produção do tecido, você tem diversos tipos de fibra que estão ali no processo. Mas são fibras, não são nenhum organismo vivo”, afirma.

    Outras agências de checagem procuraram cientistas de outras instituições e obtiveram a mesma resposta. Portanto, o vídeo que mostra bichos na máscara cirúrgica colocada sobre o vapor É FAKE!

    Comentários estão fechados.