É FAKE que o senador Otto Alencar, da CPI da Covid, é falso ortopedista

senador otto alencar
Compartilhar

Bastou o senador Otto Alencar se tornar um incômodo para o Planalto por sua atuação firme na CPI da Covid, inquirindo com austeridade convidados da CPI que defendem teses negacionistas em relação à doença ou medicamentos sem comprovação científica para tratá-la, para tornar-se mais uma vítima do chamado “Gabinete do Ódio”, que certamente criou a mentira, e dos milhares de internautas que compartilham maldades, muitas vezes com o fito de prejudicar, outras vezes por nem saberem se o que estão mandando para frente é verdade ou mentira. Possivelmente acham que seja verdade.

A fake news compartilhada milhares de vezes nos últimos dias diz que o senador Otto Alencar é falso ortopedista. Mas, tanto as faculdades em que Otto estudou quanto as que ele foi professor trataram de desmentir o material.

O integrante da CPI da Covid tem especialização pelo Hospital Getúlio Vargas e foi professor da disciplina na Faculdade de Medicina da Bahia. Conselho Regional de Medicina da Bahia afirma que não possuir especialidade médica registrada no conselho não significa que ele não possua a especialidade.

As agências de checagem de notícia, como a Lupa, ligada à Revista Piauí e Folha de São Paulo, a Fato ou Fake, que checa para a TV Globo, Rádio CBN, Rádio Globo, GloboNews e portal G1, foram atrás da notícia que logo à primeira vista via-se que era falsa.

Segundo Fato ou Fake, os posts se amparam no fato de a especialidade não estar registrada no conselho regional da categoria. Mas isso não significa que ele não tem a especialização.

Otto Alencar é formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (em 1972) e tem especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Getúlio Vargas (em 1973) e em Prótese do Joelho e Quadril pelo Hospital das Clínicas (em 1975).

Documento da Universidade Federal da Bahia atesta ainda que Otto Alencar ocupou, entre março de 1980 e janeiro de 2005, o cargo de professor de 3º grau, lotado no Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Bahia, com atuação como professor assistente da cadeira de Ortopedia e Traumatologia.

O Conselho Regional de Medicina da Bahia afirma que Otto Alencar “não possui especialidade médica registrada no conselho, o que não significa que ele não possua a especialidade, já que o registro é obrigatório em casos de realização de publicidade médica no intuito angariar pacientes e/ou oferecer serviços médicos de determinada especialidade através de propaganda publicitária”, o que ele não faz.

A resolução nº 2.220 do CFM considera obrigatório o registro da especialidade junto aos conselhos médicos desde 2008 para quem a exerce. Mas, segundo a assessoria do senador, como ele já estava afastado de qualquer função, inclusive acadêmica, na época, e exercendo apenas a atividade política, não viu necessidade de fazer tal formalização. Otto Alencar está em cargos políticos há mais de três décadas. Foi eleito deputado estadual constituinte em 1987 e reeleito duas vezes. Foi governador e vice-governador da Bahia e foi eleito senador para o mandato 2015-2023.

Tem mais fake news nas redes

É FAKE que proteína contida em vacina é tóxica e patogênica


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas