Quatro mulheres para redefinir o imaginário do estilo francês

Por: - 15 de setembro de 2021
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/12/131225_paris_mulheres_jr_cc

O que vem à mente quando você pensa em estilo francês? Quem gosta muito de moda já tem no imaginário referências muito claras no que diz respeito aos estereótipos de estilos de determinados lugares – a elegância sem esforço da mulher francesa, a sensualidade sofisticada da mulher italiana, o dinamismo moderno das nova-iorquinas, etc.

Falar no estilo francês nos remete diretamente à beleza de mulheres como Brigitte Bardot, Jane Birkin e Charlotte Gainsbourg, por exemplo, e não é difícil encontrar na internet artigos que ensinam como copiar o estilo das francesas. Não é à toa o sucesso de publicações como A parisiense, o livro que promete ser um manual de estilo traçado pela elegante Inés de la Fressange.

Ok, até aí nenhuma novidade. O que acontece é que esse modelo de elegância feminina é bastante restrito para os dias de hoje, levando em conta que seguimos em um movimento que urge a necessidade de uma pluralidade de belezas, que representem um pouco todas nós. Quando falamos do estilo da mulher francesa estamos nos referindo a mulher branca, magra, com uma altura mediana e relativamente jovem, que se veste de uma forma incrivelmente simples (a tal da elegância sem esforço) – nada de errado nisso, mas existe um mundo de mulheres francesas que não cabem nesse desenho.

Foi pensando nisso que eu trouxe quatro mulheres francesas fora dessa caixa que fazem sucesso no Instagram justamente por isso. 

 

Karina Vigier é na verdade russa, e mudou-se para a França com apenas 8 anos. Hoje, com mais de 50, é uma mulher de negócios na área das publicações de moda infantil. Ela tem um estilo dramático, marcado por suas armações de óculos grandes e geométricas, proporções fora do comum e um fabuloso cabelo grisalho. Sua elegância é fora de série, mas eu perco tudo mesmo nos looks mais casuais e esportivos – ela ama usar tênis!

Se você acha que a elegância precisa vestir 38, Stephanie Zwicky veio para provar o contrário. Muitas das produções da influenciadora são bem parecidas com o clássico estilo da mulher francesa – ela adora um visual leve e romântico, peças com o clássico Vichy (já falei dele aqui),  saias fluidas e esvoaçantes e cores claras. Só que ela não fica só nisso, não. No perfil dela dá para encontrar também alfaiataria, animal print e looks esportivos.

Franny é uma das minhas preferidas, porque por trás de um estilo aparentemente simples, num olhar mais cuidadoso é possível encontrar um styling muito sagaz e bem pensado. Ela faz sobreposições criativas que funcionam super bem (uma que eu adoro é um vestido estampado que ela usou sobre um slipdress alguns centímetrosmais longo na barra) e faz um jogo de proporções bem interessante com blazeres alongados. As estampas que ela usa são mais discretas, mas sempre muito bem colocadas.

 

“Eu cresci com a ideia de que a ideia de beleza francesa não é só branca, ou magra, ou loira”. Essas são palavras de Fatou N’diaye, a francesa que é metade nigeriana, um quarto senegalesa e um quarto maliana! Ela é uma das principais vozes na França hoje para falar da crescente diversidade étnica no país. O Black Beauty Bag, que nasceu como blog em 2007, veio da frustração de Fatou com a escassez de modelos de beleza diversos na mídia francesa. O conteúdo da sua conta no Instagram é lindíssimo e vai bem além da moda – tem bastante estilo de vida e viagens, com imagens incríveis. No meio de tudo isso ela coloca seus looks, vários deles com uma pegada étnica, principalmente nas estampas. Os visuais mais dramáticos e poderosos com inspiração nos anos 70 são meus preferidos!

E essa foi a minha pequena contribuição para ampliar um pouco mais a referência sobre a beleza e o estilo das mulheres francesas. Nada contra Jeanne Damas – inclusive eu adoro, mas a gente precisa de mais. Você tem alguma favorita?

 

Imagem do destaque:  “Os perigos de ser uma mulher gorda na França”

 

 

 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here